A expectativa dos candidatos a prefeito de Caxias do Sul para o início do horário eleitoral gratuito é alta. Com restrições legais na propaganda em outros meios, como a proibição de outdoors, os prefeituráveis apostam nos programas na televisão e no rádio para conquistar votos até 7 de outubro.
O candidato da situação, Alceu Barbosa Velho (PDT) reuniu 17 partidos na coligação, o que lhe rendeu quase 16 dos 30 minutos do horário eleitoral gratuito. Em seguida no ranking de tempo, vem o petista Marcos Daneluz, com cinco partidos coligados e cerca de seis minutos de propaganda. Milton Corlatti (DEM), de chapa pura, tem 2 minutos e 56 segundos. Assis Melo, do PCdoB, ao lado do PPS, ficou com 2 minutos e 51 segundos. Luís Fernando Possamai, do PSOL, ficou com a menor fatia: 2 minutos e 7 segundos.
O primeiro dia de propaganda eleitoral, na terça-feira, será com os concorrentes a vereador. Na quarta-feira, Alceu, Assis, Possamai, Daneluz e Corlatti estrearão seus programas na TV e no rádio.
Os coordenadores das campanhas adiantam planos para o horário eleitoral. O PT de Daneluz planeja programas com apelo emocional e referências às gestões de Pepe Vargas à frente da prefeitura. Já os democratas querem dar leveza aos programas para apresentar o Corlatti estreante na política.
O pedetista Alceu irá explorar a aprovação do governo de José Ivo Sartori (PMDB), mostrando realizações e propondo avanços. Já o comunista Assis se apresentará como novidade aos eleitores, salientando pontos fracos da atual administração. Quem deve bater mais forte no governo Sartori é o candidato do PSOL, Possamai, já reconhecido pela expressão "macarronada política indecente" na crítica aos concorrentes.
Leia a matéria completa na edição do Pioneiro deste final de semana.