Uma lei aprovada em novembro de 2011 pelos vereadores de Caxias do Sul que autoriza o município a implantar a marcação de consultas nas unidades básicas de saúde (UBSs) para idosos e portadores de deficiências cadastrados segue engavetada. O argumento da Secretaria Municipal da Saúde para não colocar o sistema em prática é que a colocação do serviço em prática geraria custos para o município, uma vez que seria necessária a instalação de mais linhas telefônicas e a contratação de mais funcionários para atender a demanda nas 46 UBSs.
Na segunda reportagem da série "A pergunta é...", o Pioneiro ouviu os cinco candidatos a prefeito da cidade para saber se pretendem implantar o agendamento por telefone, caso sejam eleitos. Veja o que eles disseram:
Alceu Barbosa Velho (PDT)
:: Vai implantar o serviço
- Existe a necessidade de uma avaliação aprofundada desta lei para sua eficaz aplicação, tendo em vista que o município já está em estágio bem avançado de informatização e interligação de toda nossa rede. Verificarei a melhor forma de dar acesso as pessoas idosas e/ou com dificuldades de agendamentos, como por exemplo, acompanhando através de nossas equipes das UBSs as necessidades de retorno deixando as consultas previamente agendadas.
Assis Melo (PCdoB)
:: Vai implantar o serviço
- Queremos implantar o sistema não apenas para idosos e deficientes, mas para os demais pacientes. Ao longo do tempo, queremos que a marcação não seja só por telefone, mas pela internet, que nós acreditamos ser mais seguro. Por telefone é mais sujeito a trote. Vamos compor um sistema informatizado que agilize e facilite a marcação de consultas.
Luís Fernando Possamai (PSOL)
:: Vai implantar o serviço
- É um instrumento bem importante para ajudar os cidadãos no momento em que precisam marcar consultas. O PSOL vai implementar essa medida tão logo tome posse, pois resgata um pouco da dignidade das pessoas. A não implementação dessa medida pela administração PMDB/PDT representa o descaso e o desrespeito do projeto que pretende continuar administrando o município com relação as pessoas.
Marcos Daneluz (PT)
:: Vai implantar o serviço
- Lei é para ser cumprida. Vamos implementar o serviço e, mais do que isso, queremos que todos possam marcar as consultas por telefone. Por isso estaremos implantando a informatização das UBS e de todo o complexo de saúde para que todos tenham essa possibilidade. Faremos isso baseados no que já acontece na cidade de Canoas.
Milton Corlatti (DEM)
:: Vai implantar o serviço
- Entendemos que essa ação facilitará a vida dessas pessoas que dependem de um atendimento mais ágil. Vamos implantar o projeto Cidade Inteligente, onde através do uso das tecnologias digitais o cidadão poderá acessar outros serviços e obter respostas para as suas solicitações, com mais agilidade e atenção que este merece.
Leia reportagem completa na edição impressa do Pioneiro desta terça-feira.