A deputada estadual Marisa Formolo será a candidata do PT na eleição à prefeitura de Caxias do Sul. O anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira na sede do partido em Caxias do Sul. O vereador Marcos Daneluz, que também concorria à indicação para ser o concorrente petista, desistiu da candidatura.
A definição do PT ocorre exatamente um mês após a confirmação de Pepe Vargas como ministro do Desenvolvimento Agrário. O então candidato petista a prefeito foi chamado para trabalhar na Esplanada há 30 dias, agitando o partido internamente. Em novembro do ano passado, Marisa e Daneluz tinham aberto mão da intenção de concorrer a prefeito para unir o partido em torno de Pepe.
Com a convocação da presidente Dilma Rousseff a Pepe, Marisa e Daneluz voltaram a desejar a candidatura.
A decisão de Daneluz foi comunicada às 10h desta segunda-feira ao presidente do PT, Alfredo Tatto. Daneluz, a corrente da qual faz parte, a Socialismo 21, e outros apoiadores internos amadureceram a ideia em vários encontros políticos durante o feriado e o final de semana.
- Alguém tinha de ceder em nome da unidade - justificou Daneluz. Marisa, em sua primeira declaração como candidata do PT à prefeitura, agradeceu a Daneluz:
- É em função dele (Daneluz) que estamos aqui neste momento, em função de sua generosidade política. No mundo do poder e da disputa, as ações de generosidade são grandiosas porque carregam a reunúncia. Logo depois de sua manifestação, ela retirou-se para viajar a Porto Alegre, onde mantém agora à tarde audiência com o governador Tarso Genro.
A coordenação de campanha está em aberto. O assunto ainda não foi tratado pela direção petista. Daneluz, que era coordenador do plano de governo do então candidato Pepe Vargas, não se opõe em permanecer na função, mas diz que a função é uma escolha da candidata Marisa.
Definição
Marisa Formolo é a candidata à prefeitura de Caxias pelo PT
Marcos Daneluz, que também desejava a indicação, desistiu de concorrer
GZH faz parte do The Trust Project