A Igreja Matriz de Pinto Bandeira ficou lotada para a missa que celebra a volta da localidade à condição de município. Há pessoas até do lado de fora do templo. O padre Darci Bortolini veio de São Paulo para a celebração.
O religioso que trabalhava em Pinto Bandeira no começo da década foi um dos entusiastas da emancipação. A missa se iniciou às 18h e é rezada pelo padre Darci e pelo pároco de Pinto Bandeira, Siro Chaves. Após, um ato cívico está marcado no salão da comunidade.
_ Foi algo tão forte e tão rápido que parecia uma utopia (a volta à condição de município). É a força do povo. Quando a gente luta pela justiça, ela tarda, mas não falha _ disse o padre Darci.
Depois de ter realizado eleições municipais pela primeira vez em 2000, a localidade voltou a ser um distrito por meio de uma liminar movida pelo Partido Progressista (PP), que à época ocupava a prefeitura de Bento Gonçalves.
No último dia 9, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a liminar, considerando válida a lei que criou o município de Pinto Bandeira.
Política
Comunidade de Pinto Bandeira celebra volta à condição de município com missa
Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a liminar movida pelo Partido Progressista
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: