Nesta quarta-feira (6) serão julgados, na 1ª Vara Criminal de Caxias, Osoni da Conceição e Ailton Jesus da Luz. A dupla é acusada de matar a tiros Telmo Henrique Mariani no dia 11 de dezembro de 2005. O crime ocorreu em uma noite de quinta-feira, na Avenida São Leopoldo, no bairro de mesmo nome, em Caxias do Sul.
Segundo denúncia do Ministério Público (MP), Conceição, mais conhecido como Dudu, é líder de uma facção criminosa de Caxias do Sul e tem uma extensa ficha criminal. Ele já foi condenado a 30 anos de reclusão por um triplo homicídio ocorrido em 2007. Dudu estava foragido desde 2020, mas no começo deste ano foi capturado em um apartamento em Copacabana (RJ).
Sobre o caso que será julgado nesta quarta-feira, o MP afirma que os dois réus estavam em uma casa noturna, localizada na avenida, quando se desentenderam com os seguranças, sendo expulsos do local. Luz teria buscado um revólver dentro do carro, um Santana, que estava estacionado nas proximidades, retornado e matado a vítima com disparos no peito. Conceição estaria junto com Luz no momento do crime. A dupla foi presa no mesmo dia; o revólver e o carro foram apreendidos.
Em depoimento, os acusados alegaram que agiram em legítima defesa.