Após o assalto a um carro-forte, na noite de quarta-feira (19), o Aeroporto Hugo Cantergiani ficou fechado durante a manhã desta quinta-feira (20). Segundo a prefeitura de Caxias do Sul, a decisão foi tomada pela Polícia Federal como medida de segurança e para a realização da perícia no ponto onde o confronto aconteceu. Um voo da Latam, marcado para as 10h20min, foi cancelado. O espaço foi reaberto por volta das 10h30min.
Como foi a ação
Imagens de câmeras de segurança do aeroporto flagraram o momento em que criminosos chegaram no hangar do aeroporto. A ação aconteceu por volta das 19h30min. Nas imagens, é possível ver os criminosos fortemente armados, usando fardamento falso da Polícia Federal (PF).
Na ação, eles estacionam um veículo preto próximo ao portão do hangar. Em seguida, as imagens mostram o ponto, de dentro do local, onde uma viatura da PF, que também era falsa, está estacionada ao lado de dois veículos brancos.
De acordo com o Batalhão do Choque da Brigada Militar, o grupo tinha como objetivo roubar um veículo de transporte de valores. O dinheiro teria acabado de chegar no aeroporto em uma das aeronaves. Em nota, a Brigada Militar informou que o policial militar ficou ferido e foi encaminhado ao hospital, onde morreu. Criminosos conseguiram fugir para a mata, um homem morto no confronto, é suspeito de participação em outros ataques a carros-fortes país afora.