CORREÇÃO: quem foi afastado por 120 dias foi um servidor público da prefeitura de Canela e não o secretário da Saúde. A informação permaneceu incorreta das 11h31min do dia 9 de janeiro até as 16h34min do dia 9 de janeiro. O texto já foi corrigido.
O secretário da Saúde de Canela, Leandro Gralha da Silva, que também é interventor do Hospital de Caridade do município, foi detido nesta terça-feira (9) durante a ação policial que investiga possíveis crimes na pasta da Saúde e também na instituição hospitalar. Além disso, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quebras de sigilos bancários. Em decisão do juiz Vancarlo Anacleto, Silva deve seguir preso nos próximos dias.
As investigações envolvem supostos desvios de patrimônio do hospital, favorecimento no atendimento hospitalar e má gestão da instituição. Além da prisão do secretário da saúde, um servidor público municipal também foi afastado por 120 dias do cargo.
Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura de Canela disse desconhecer os fatos que resultaram na nova fase da Operação Cáritas. Também ressaltou que não teve acesso a todo o inquérito, que, segundo a administração pública, "são indispensáveis para que sejam tomadas as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis". Enquanto isso, o Secretário Adjunto da pasta, Álvaro Grulke, assumirá a titularidade da saúde, e o Secretário Geral de Governo, Jonas Bohn Bernardo, assumiu a intervenção de Hospital de Caridade.
A Operação Cáritas investiga crimes na administração pública de Canela. Os últimos desdobramentos aconteceram em janeiro de 2023. Na ocasião, um imóvel avaliado em cerca de R$ 1 milhão e pertencente a um dos investigados, no centro de Canela, foi sequestrado e ficaria à disposição da Justiça. Um veículo de alto padrão, avaliado em cerca de R$ 140 mil, também foi apreendido para servir como ressarcimento. O ex-secretário de Turismo da cidade, Ângelo Sanches foi preso em dezembro de 2022.
Confira a nota da prefeitura
Diante dos acontecimentos da manhã do dia 09/01/2023, o Poder Executivo do Município de Canela esclarece que desconhece os fatos que implicaram nas medidas judiciais cumpridas junto à Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital de Caridade de Canela, o qual encontra-se sob intervenção administrativa, conforme o Decreto Municipal nº 8.335/2019. Por ora, ainda não se obteve acesso à integralidade dos fatos investigados pela Polícia Civil de Canela, os quais são indispensáveis para que sejam tomadas as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. A Administração Municipal repudia qualquer ilegalidade ou irregularidade no trato da coisa pública, estando inteiramente à disposição da Autoridade Policial e do Poder Judiciário, aos fins de colaborar com a investigação.