Um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo durante uma operação integrada das forças de segurança de Caxias do Sul. Ele foi flagrado com um revólver cal. 38 por uma equipe da Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A prisão ocorreu por volta da 0h50min deste sábado (14), em frente a um bar na Rua Coronel Flores, no Bairro São Pelegrino. Segundo a polícia, o homem tem antecedentes por porte ilegal de arma de fogo e vias de fato.
Esse tipo de ação será realizado com frequência na cidade, nas entradas e saídas de festas, para garantir a segurança dos frequentadores e moradores do entorno. De acordo com a Brigada Militar (BM), essa estratégia será focada especialmente em frequentadores que permanecerem durante a madrugada no entorno dos estabelecimentos comerciais. Ainda conforme a BM, as ações serão cada vez mais enérgicas contra quem estiver violando as leis e a ordem pública no entorno das casas noturnas e postos de combustíveis da cidade.
Na última quarta-feira (11), houve um encontro entre representantes de órgãos de segurança pública na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), no bairro Kayser, para debater essas ações e assim prevenir crimes e confusões à noite em Caxias do Sul. Uma série de casos de violência, incluindo três assassinatos, foi registrada entre o fim de agosto e o mês de setembro, o que acabou trazendo à tona a necessidade de repensar algumas ações.
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da Rádio Gaúcha Serra na sexta-feira (13), o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, detalhou o que é planejado para amenizar a situação. Parte da solução, segundo o oficial, passa por ações conjuntas que envolvam não apenas as forças de segurança, mas também setores como a Justiça e o Conselho Tutelar.