Forças de segurança reuniram-se nesta quarta-feira (11), na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), para debater ações para prevenir crimes e confusões à noite em Caxias do Sul, especialmente em pontos de festas. O encontro foi motivado pelos casos registrados entre o fim de agosto e setembro, quando agressões e até assassinatos foram registrados em eventos ou perto de casas noturnas do município.
Na reunião, conduzida pelo comandante do 12º BPM, tenente-coronel Ricardo Moreira de Vargas, os órgãos de segurança discutiram uma ampliação de medidas para as próximas operações integradas em áreas de abrangência de casas noturnas. Entre elas, a participação de integrantes do Conselho Tutelar e do Sistema de Justiça Criminal, além da ampliação do horário de atuação de órgãos durante madrugada para alcançar os horários de finais de festas.
— Um cronograma das próximas operações integradas já está sendo elaborado tendo como principal esforço a dissuasão de atores criminosos em locais conhecidos da cidade, recaptura de foragidos, apreensão de armas e drogas, fiscalização de estabelecimentos e realização de barreiras de fiscalização de trânsito, com ampliação do número de aparelhos etilômetros (bafômetros) nas imediações das casas noturnas — descreve o comandante.
Participaram da reunião representantes da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria Municipal de Trânsito, do Comando do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, do Comando Ambiental da Brigada Militar, da Secretaria Municipal de Urbanismo, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, do Comando Rodoviário da Brigada Militar e da Agência de Inteligência do 12° BPM.
Casos recentes em Caxias
:: Domingo, 27 de agosto
Gabriel Souza Machado, 17 anos, foi vítima de latrocínio. A investigação apontou que seis criminosos abordaram um grupo de amigos na saída de uma festa, no bairro Sanvitto. Seis pessoas foram identificadas. Os adolescentes estão recolhidos no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Caxias, enquanto os homens foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador.
:: Quinta-feira, 7 de setembro
Eric Dandolini, 18 anos, foi morto a tiros, por volta das 5h, na saída de uma festa, na Rua Ângelo Muratore, no bairro De Lazzer. Conforme a Polícia Civil, há suspeita de que um desentendimento anterior, na própria festa, tenha motivado o assassinato. De acordo com o delegado Caio Márcio Fernandes, titular da Delegacia de Homicídios, a investigação está em andamento e nenhum suspeito foi preso até o momento.
:: Sábado, 16 de setembro
Em vídeos que circularam nas redes sociais, um grupo de jovens arremessa objetos contra os seguranças em um bar, na Estação Férrea. Nas imagens, alguns deles, todos homens, se jogam contra a porta e a vidraça do Doca Music Garden, na Rua Coronel Flores. A polícia encontrou um jovem, que correspondia com as características relatadas e com imagens registradas pelo estabelecimento. Ele tem 18 anos e ainda estava perto do bar quando foi localizado. O delegado Rodrigo Kegler Duarte, titular da 1ª Delegacia de Polícia, investiga o caso.
:: 20 de setembro
Henriqui Holanda dos Santos, 21 anos, se envolveu em um briga generalizada no estacionamento do Parque Mário Bernardino Ramos (pavilhões da Festa da Uva), em Caxias. O jovem foi atingido por uma facada no peito e morreu no local. Outras três pessoas ficaram feridas sem gravidade. A investigação apontou que a causa do crime foi um desentendimento ocorrido dentro dos Pavilhões. Dois suspeitos estão presos e, segundo o delegado Caio Fernandes, o inquérito, em princípio, "está esclarecido".
:: Sábado, 23 de setembro
Um homem de 49 anos, que não teve a identidade divulgada, foi agredido com um pedaço de madeira no cruzamento das ruas Olavo Bilac e Feijó Júnior. De acordo com a vítima, houve um desordem nas proximidades de casas noturnas nas proximidades e ele acabou sendo atingido. O homem conseguiu se distanciar da briga e pediu ajuda a populares, que acionaram o Samu e a Brigada Militar. O caso está sendo investigado e o estado de saúde da vítima não foi divulgado.