Em menos de um mês, Caxias do Sul registrou quatro ataques a tiros durante o dia ou em horários de movimento mais intenso nas ruas da cidade. As ações criminosas envolveram seis vítimas e ocorreram entre o fim de junho e os primeiros 18 dias de julho. Se antes a maioria dos casos eram à noite ou durante a madrugada, os crimes violentos também passaram a ser cometidos em locais com mais circulação. Das últimas ocorrências, quatro pessoas foram assassinadas e, no caso mais recente, duas ficaram feridas.
Esse episódio foi registrado no início da tarde desta terça (18), quando um casal foi atingido por disparos de arma de fogo no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Eles estavam dentro de um automóvel na Rua Conselheiro Dantas, quase esquina com a Rua Pinheiro Machado - um local de bastante movimentação e próximo a um centro comercial.
De acordo com a Brigada Militar (BM), o homem de 29 anos conduzia um Fiesta quando foi alvejado por sete disparos vindos da direção de um Siena branco, que parou ao lado do automóvel. Uma mulher, namorada da vítima, estava na carona e também foi atingida pelos disparos. Ao todo, 14 cápsulas foram encontradas no local. Ambos foram encaminhados para o hospital.
Conforme a Polícia Civil, o homem possui antecedentes por lesão corporal, formação de quadrilha, tráfico de drogas, associação para o tráfico e homicídio qualificado tentado. Pouco antes de sofrer o ataque, ele havia acabado de assinar o livro de comparecimento no albergue prisional, que fica próximo ao local do crime. A mulher possui antecedentes por lesão corporal, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Ambos, segundo a polícia, são integrantes de facção criminosa.
Outro ataque a tiros no fim da tarde de segunda-feira (17) foi registrado no bairro Desvio Rizzo, quando dois homens foram mortos em uma lavagem de carro. As vítimas foram identificadas como Romilto Padilha, 41 anos, e Thiago da Conceição de Matos, 28. Um veículo passou pelo local e os ocupantes atiraram contra a dupla. Ambos morreram na hora.
Um suspeito de ter atirado, um homem de 29 anos, foi localizado na Rua Luís Covolan, no bairro Reolon, e preso. Segundo a polícia, ele era foragido e possui diversas passagens, incluindo uma tentativa de homicídio. O veículo utilizado no crime na segunda-feira, um Polo prata, também foi localizado e apreendido. Ele estava em situação de furto/roubo.
De acordo com o titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Caxias do Sul, Caio Marcio Fernandes, o duplo homicídio tem relação com disputa entre integrantes de facções rivais, mas não por pontos de venda de entorpecentes.
— Quando a disputa é por território, tem caráter institucional da facção. Ali não nos parece esse contexto. Parece que foi algo mais entre indivíduos e não entre organizações — afirma o delegado, sem detalhar a investigação em andamento.
Ele também prefere não comentar se o caso desta terça-feira possui ligação com o duplo homicídio na segunda-feira.
Ainda neste mês, o corpo de Anibal Machado Pereira, 34 anos, foi encontrado por volta das 7h30min do dia 13 de julho. Ele estava na esquina das ruas Bento Gonçalves e Vereador Mario Pezzi, em Lourdes, com marcas de tiros no ombro e na cabeça.
Outro caso recente de morte registrada durante o dia ocorreu no dia 30 de junho. Norvaldo José Canova, 40 anos, foi morto a tiros no final da manhã no cruzamento das ruas Assis Brasil com a Nestor Moreira, no bairro Jardelino Ramos. Outro homem, irmão da vítima, também foi baleado na perna, mas socorrido e levado para o hospital. Sobre esse caso, o delegado Caio afirmou que não pode divulgar detalhes da investigação.
Em relação à sequência de crimes, o delegado Caio entende que não há preocupação devido ao alvo dos bandidos.
— Não é o horário que define isso, e sim o local e ambiente do crime. Já tivemos casos de indivíduos que invadiram casas com famílias inteiras dentro e à noite. Geraram muito mais risco do que o contexto de ontem (segunda-feira), onde só tinha os alvos no local. Os ataques preocupam seja de dia ou de noite. Vidas são perdidas da mesma forma, independente do horário. Não vejo porque maior preocupação com o ataque de dia. O fato do horário não influencia no resultado — afirma.
Casos recentes à luz do dia
:: Casal baleado em Lourdes: um homem e uma mulher foram alvo de disparos de arma de fogo quando estavam dentro de um carro na Rua Conselheiro Dantas, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Foram 14 disparos e sete deles atingiram o homem. Ambos encaminhados para o hospital.
:: Duplo homicídio no Desvio Rizzo: dois homens foram mortos a tiros em uma lavagem de carro, no bairro Desvio Rizzo, na segunda-feira (17). As vítimas foram identificadas como Romilto Padilha, 41 anos, e Thiago da Conceição de Matos, 28. O crime aconteceu por volta das 18h30min na Avenida Alexandre Rizzo. Segundo a Polícia Civil, o assassinato está relacionado com a disputa entre criminosos.
:: Encontrado morto em Lourdes: o corpo de Anibal Machado Pereira, 34 anos, foi encontrado por volta das 7h30min do dia 13 de julho. Ele estava na esquina das ruas Bento Gonçalves e Vereador Mario Pezzi, em Lourdes. Ele tinha marcas de tiros no ombro e na cabeça.
:: Assassinato no Jardelino Ramos: Norvaldo José Canova, 40 anos, morto a tiros no final da manhã do dia 30 de junho no cruzamento das ruas Assis Brasil com a Nestor Moreira, no bairro Jardelino Ramos. Outro homem, irmão da vítima, também foi baleado na perna, mas socorrido e levado para o hospital.