Cinco boates e uma hospedagem com 19 quartos de Vacaria foram alvos da Operação Caminhos Seguros, que ocorre desde o início do mês em todo o país com ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Os estabelecimentos foram fiscalizados nesta quarta-feira (17) em ação da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do município. Foram registradas duas ocorrências por exercício de atividade sem atender aos requisitos exigidos por lei, sendo uma na hospedagem e a outra em uma das boates. Segundo o delegado Vitor Boff, ambos registros foram por não apresentação do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI).
A Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com apoio do Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, também teve ações em Caxias do Sul, inclusive voltadas à conscientização dentro das atividades do chamado Maio Laranja.
Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma caminhada foi realizada em Caxias. A ação do Conselho Tutelar, em parceria com a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), culminou na Praça Dante Alighieri.
DENUNCIE
Casos de abuso e exploração sexual, assim como maus-tratos a crianças e adolescentes, podem ser feitas por meio do Denúncia-Digital e pelos telefones 181 (Secretaria de Segurança Pública) e 197 (Polícia Civil). Para emergências, a Brigada Militar pode ser acionada pelo 190.