A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou nesta quinta-feira (13) a Operação Chave Mestra em Caxias do Sul. A ação identificou e desarticulou uma associação criminosa suspeita de furtar 30 carros em três meses. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos bairros Mariani, Desvio Rizzo e Marechal Floriano para coletar documentos e objetos.
Ao longo dos últimos três meses, a investigação contou com a troca de informações e ações da Polícia Civil com apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e 4º Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoq) da Brigada Militar e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Segundo a polícia, essa parceria levou à identificação de integrantes do grupo e também à recuperação de carros e peças dos veículos que foram furtados na cidade.
O grupo, segundo a Draco, especializou-se em furtar carros com mais de 20 anos de uso. Eles usavam chave micha, uma ferramenta utilizada para arrombar fechaduras, e depois retiravam os pneus, baterias e outras peças para revender para lojas, reciclagens e pessoas interessadas em comprar produtos mais baratos.
A polícia identificou e prendeu nove integrantes da quadrilha por furto e receptação. Os nomes dos presos não foram divulgados. As prisões foram em flagrante, porém todos foram postos em liberdade, segundo a Draco, já que as prisões preventivas foram negadas pela Justiça.
Durante a operação Chave Mestra também foram realizadas quatro fiscalizações em Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) em conjunto com o Detran, sendo que um deles foi interditado porque estava em situação irregular.