Está programado para a partir das 9h, desta segunda-feira (17), o julgamento do Cristiano de Oliveira Alano, 39 anos. Ele é suspeito de matar Lurici Passos, em 2013, em Caxias do Sul. O Tribunal do Júri será presidido pelo juiz Régis Souza Ramalho.
No dia do crime, 5 de janeiro daquele ano, Passos caminhava em via pública, na Avenida Dr. Renato Del Mese, próximo ao módulo da Brigada Militar, no bairro Fátima, quando Alano passou na carona de um veículo e efetuou disparos. Os tiros atingiram a vítima no lado direito do abdômen. Ele foi socorrido e recebeu atendimento médico. Porém, não resistiu e morreu no mês seguinte.
De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público, o crime ocorreu porque Passos já havia agredido fisicamente a mãe de Cristiano e, na época dos fatos, ele supostamente ainda a ameaçava. Além disso, Passos já teria tentado matar Alano, fatos registrados em boletins de ocorrência policial. A Defensoria Pública, que defende Alano, alega que ele agiu em legítima defesa.
Cristiano Oliveira Alano aguarda o julgamento em liberdade.