O 12° Batalhão de Polícia Militar (12°BPM) de Caxias do Sul recebeu na tarde de terça-feira (8), 10 novas espingardas calibre 12 com recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). Anteriormente, no dia 24 de janeiro, os policiais da unidade já haviam sido contemplados com 19 armas de condutibilidade elétrica, com verba do mesmo programa.
Com a legislação sancionada em 2019, o Piseg possibilita que cada empresário destine ao combate à violência até 5% do seu ICMS. Esse valor não é uma doação, mas, sim, um direcionamento de parte do imposto que o empresário precisa pagar de qualquer forma.
Os valores são utilizados na compra de itens como veículos, armamentos, munições, capacetes, coletes balísticos, radiocomunicadores, equipamentos de rastreamento, de informática, bloqueadores de celular, câmeras e centrais de videomonitoramento.
Quem quiser destinar seu imposto para segurança pública pode buscar mais informações e analisar os projetos disponíveis para apoio no site piseg.rs.gov.br.