A destinação do imposto de empresários possibilitou à Brigada Militar de Caxias do Sul adquirir um drone. A aeronave Mavic 2 Enterprise, que tem um valor de mercado de R$ 50 mil, será utilizada pelo setor de inteligência do 12° Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), permitindo sobrevoos em áreas de difícil acesso para visualização e mapeamento de crimes.
A entrega do drone aconteceu na última sexta-feira (23), quando o 12º BPM também recebeu uma viatura Mitsubishi L200 Triton. Ambos os veículos foram adquiridos por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (Piseg), que permite aos empresários direcionarem 5% do valor do seu ICMS para as forças policiais de sua cidade.
Somando as viaturas recebidas anteriormente, o 12°BPM reforçou sua frota com 16 novos veículos ao longo de 2022.
Nesta semana, o 4º Batalhão de Polícia de Choque (4ºBPChq), que tem sede em Caxias do Sul e atende toda a Serra, já havia anunciado três novas viaturas semiblindadas e um ônibus para transporte da tropa. Os veículos também foram adquiridos graças ao Piseg.
Saiba como destinar seu imposto:
Com a legislação sancionada em 2019, o programa possibilita que cada empresário destine ao combate à violência até 5% do seu ICMS. Esse valor não é uma doação, mas sim um direcionamento de parte do imposto que o empresário precisa pagar de qualquer forma.
A contrapartida do empresário é de 10% do valor direcionado, que é depositado em um Fundo Pró-Segurança Pública para fomento à prevenção com foco em crianças e jovens.
Quem quiser destinar seu imposto para segurança pública, pode buscar mais informações e analisar os projetos disponíveis para apoio no site piseg.rs.gov.br.
Também pode procurar o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que atua nesta frente de arrecadação. A recomendação é que os empresários acionem contadores de sua confiança para que os auxiliem com estes procedimentos.