Mais de R$ 1,2 milhão em impostos foram destinados por empresários caxienses para ajudar o 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM). Este valor, captado ao longo de 2021, possibilitou a aquisição de 270 novas pistolas, que já estão sendo distribuídas entre o efetivo, e três novas viaturas Toyota Corolla, ainda sem data para entrega. Este direcionamento de parte do ICMS é possível graças ao Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg).
Na manhã desta sexta-feira (4), o 12º BPM realizou a entrega de uma lembrança como forma de agradecimento a seis empresários que apoiaram o projeto. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito Adiló Didomenico, é também uma forma de prestar contas e dar transparência ao programa, para que outros empresários possam também aderir a causa e destinar seu imposto para a segurança pública da cidade.
Na semana passada, o 12º BPM recebeu um total de 342 pistolas Taurus TS9 de calibre 9mm. Além das 270 oriundas do Piseg, outras 72 foram adquiridas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Assim, todos os servidores do batalhão serão beneficiados com o armamento. Alguns policiais já receberam as novas pistolas para portarem em serviço, enquanto outros passam por treinamento e período de adaptação.
No total, o 12º BPM recebeu R$ 1.233.118 em investimentos vindos do Piseg no ano passado.
Saiba como destinar seu imposto:
Com a legislação sancionada em 2019, o programa possibilita que cada empresário destine ao combate à violência até 5% do seu ICMS – principal imposto estadual cobrado sobre a circulação de mercadorias e serviços. Esse valor não é uma doação, mas sim um direcionamento de parte do imposto que o empresário precisa pagar de qualquer forma.
A contrapartida do empresário é de 10% do valor direcionado, que é depositado em um Fundo Pró-Segurança Pública para fomento à prevenção com foco em crianças e jovens.
Quem quiser destinar seu imposto para segurança pública, pode buscar mais informações e analisar os projetos disponíveis para apoio no site piseg.rs.gov.br. Atualmente, há 14 projetos disponíveis para auxiliar a Brigada Militar, a Polícia Civil, os Bombeiros e o Instituto Geral de Perícias (IGP).
Para a Serra, há propostas para aquisição de um caminhão para os bombeiros de Veranópolis e de equipamentos de informática para as forças de Farroupilha.
Quem quiser apoiar também pode procurar o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), que costuma atuar nesta frente de arrecadação. A recomendação é que os empresários acionem contadores de sua confiança para os devidos procedimentos.