Um adolescente de 17 anos foi apreendido durante uma operação de combate à onda criminalidade em Carlos Barbosa que registrou quatro homicídios nos primeiros dias de 2023. A ação, que ocorreu também em Bento Gonçalves, começou por volta das 17h e se encerrou depois das 23h da última sexta-feira (20), nos dois municípios. Os policiais do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) contaram com o apoio do 4º Batalhão de Choque de Caxias do Sul e Batalhão de Aviação da Brigada Militar. A intenção é combater especialmente os crimes que têm relação com o tráfico de drogas.
De acordo com a Brigada Militar, policiais militares localizaram um carro com as características do que foi usado em um duplo homicídio, no bairro Triangulo, na última terça-feira (17), quando foram mortos os cunhados Luciano Gonçalves de Souza, 34, e Eduardo José de Souza, 38. Esse crime ocorreu, segundo a polícia, para revidar o assassinato de Douglas Eduardo Canal, 20 anos, que foi morto a tiros na segunda-feira.
Ainda de acordo com informações da polícia, ao realizarem a aproximação para verificação, o adolescente tentou fugir a pé da abordagem, mas foi alcançado e detido. Ao ser questionado sobre o motivo da fuga e o motivo de estar com os pés enfaixados, informou aos policiais que seria um dos autores do duplo homicídio e que queimou os pés ao colocar fogo na casa depois da execução dos dois homens.
O carro, um Palio de cor branca, com placas trocadas, estava em situação de furto desde novembro de 2022. O adolescente foi apreendido e conduzido a Delegacia de Polícia de Carlos Barbosa para registro de ocorrência policial. O carro foi levado ao depósito. A operação contou com o efetivo de 33 policiais militares, 10 viaturas e um helicóptero. Além disso, 37 pessoas foram abordadas e 22 veículos fiscalizados.