Um médico que atua na rede básica de Caxias do Sul foi detido por porte ilegal de arma na manhã desta sexta-feira (2). Segundo nota emitida pelo setor de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o homem, que não teve a identificação divulgada, foi revistado e detido pela Guarda Municipal. O órgão de segurança não repassou detalhes sobre o procedimento, que prosseguiu com registro junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).
A prefeitura também não informou como o fato ocorreu e não detalhou o horário e setor onde a ocorrência foi registrada. Em nota, informou que o servidor não estava em horário de trabalho e garantiu que medidas administrativas serão tomadas pela pasta.
A reportagem apurou que trata-se de um médico que atuava na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cinquentenário, o qual havia sido denunciado à ouvidoria por frequentar o local de trabalho portando arma de fogo. Ele foi chamado à sede da SMS para desligamento, onde, nesta manhã, por volta das 8h, foi revistado e conduzido pela Guarda Municipal à DPPA. Ele portava uma pistola 9mm municiada. Segundo a ocorrência policial, o médico apresentou o certificado de registro da arma, emitido pelo Exército, mas não o porte ou documento que permita o trânsito.
Ainda conforme o registro o médico admitiu que trabalhava armado na UBS por se sentir inseguro no local de trabalho. Segundo a delegada Carla Zanetti, ele pagou a fiança estabelecida e foi liberado. O valor não foi informado.
Veja a nota da SMS na íntegra:
"A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que um servidor foi detido por porte ilegal de arma nesta sexta-feira (02/12). Ele foi revistado pela Guarda Municipal após uma denúncia. No momento do fato o servidor não estava em exercício de suas funções. Medidas administrativas serão tomadas pela SMS".