Bento Gonçalves ganhou reforço na área de segurança pública. Nos últimos dias, 26 novos agentes se somaram ao efetivo da Guarda Civil Municipal. Os servidores passaram por um treinamento de cinco meses com a Brigada Militar e chegam em um período importante do ano, quando a população se mobiliza para as compras natalinas e há mais injeção de dinheiro no comércio com o pagamento do 13º salário. Além disso, começou nesta quinta-feira (1°) a instalação de 30 novas câmeras de videomonitoramento.
Os 26 novos agentes estão em atuação nas ruas desde o dia 25 de novembro e terão a solenidade de formatura no próximo dia 9, na Casa das Artes. Eles se somam à equipe de 12 guardas que atuam desde 2019, quando foi implantada a Guarda Civil Municipal na cidade — inicialmente, o grupo contava com 18 profissionais. A redução, segundo o secretário municipal de Segurança, Paulo César de Carvalho, é explicada porque alguns deles passaram em concursos públicos em outras cidades ou seguiram em outras profissões.
Agora, com o acréscimo na equipe, será possível manter uma escala de 24 horas, o que era inviável anteriormente diante do número de agentes, de acordo com o titular da pasta.
— Hoje, já conseguimos colocar uma guarnição de madrugada, fazendo (a segurança de) todas as nossas praças e prédios públicos, dando esse apoio para a Brigada Militar, com policiamento extra. Estamos muito felizes com estes 26 novos guardas, já percebemos uma grande produtividade nestes últimos dias, com várias abordagens, apreensão de drogas e não tivemos nenhum registro de furto de fios e depredações de praças —ressalta o secretário.
Todos os guardas estão equipados com pistolas calibre 9mm, coletes balísticos e cintos. Atualmente, a frota da Guarda Civil Municipal conta com nove veículos, sendo que seis são locados. O secretário explica que o sistema de locação traz benefícios financeiros aos cofres públicos:
— Estes veículos são entregues para nós com o licenciamento pago, com seguro, que é importantíssimo tanto para os servidores quanto para terceiros, toda a manutenção é por conta da empresa contratada, a qual, a cada dois anos, deve fazer a substituição por veículos zero quilômetro. Assim, temos sempre uma renovação da frota — pontua Carvalho.
Videomonitoramento terá acréscimo de 30 câmeras
Outro investimento na área de segurança pública do município se refere ao acréscimo de 30 câmeras de videomonitoramento. Dez dos novos equipamentos têm a capacidade de fazer a leitura de placas de veículos, conforme o secretário municipal de Segurança. A instalação começou nesta quinta.
— Nós tínhamos 65 câmeras de videomonitoramento em funcionamento na cidade. Com investimento de aproximadamente R$ 200 mil, instalamos mais 30, aumentando a nossa capacidade de cobertura. Esse tipo de ação tem um diferencial importante, que é ampliar e agilizar os atendimentos — explica o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.
Para o secretário, a inclusão de novos guardas e o investimento nas câmeras são ações que se somam para uma resposta rápida no atendimento às ocorrências:
— É um ciclo completo, porque conseguimos fazer o monitoramento com o cercamento eletrônico e temos uma pronta resposta, tanto da Brigada Militar como da Guarda Municipal. Temos esse suporte de efetivo a mais para dar resposta às ocorrências que chegam — avalia Carvalho.