Os jovens mortos em confronto com policiais militares do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPChoque), no bairro Mariani, em Caxias do Sul, foram identificados como Wellington Ventura Pereira, 20 anos, e Tales do Vale Fernando da Silva, 18. De acordo com informações da polícia, Pereira tinha antecedentes pelos crimes de homicídio, porte ilegal arma de fogo, furto e posse de entorpecentes e Silva não tinha passagens pela polícia.
Ainda conforme a Brigada Militar, os policiais do Choque estavam em patrulhamento, por volta das 23h45min de sexta-feira (10), quando passaram a acompanhar a motocicleta que estava com registro de roubo. As informações da polícia são de que a moto tinha características de um veículo que era usado para ações criminosas de uma facção que atua na cidade. Os policiais tentaram a aproximação e abordagem com utilização de dispositivos luminosos e sirene.
Os dois tentaram fugir da abordagem policial pela ruas do bairro, sendo que um dos tripulantes da motocicleta efetuou disparos contra os policiais, que revidaram e atingiram a dupla. O Samu chegou a ser acionado, mas os dois morreram no local. Com os jovens foram apreendidos dois revólveres calibre 38, com sete munições do mesmo calibre intactas e três munições deflagradas. Com esse registro, Caxias do Sul chega a 42 mortes violentas em 2022, sendo seis registradas em junho.