Familiares, amigos e colegas de Larissa Mariá Barbosa da Silva, 14 anos, prestaram homenagens nas redes sociais e no portão da escola onde ela estudava no bairro Vila Leon, em Caxias do Sul. A adolescente foi assassinada em um ataque a tiros no começo da noite de segunda-feira (17). O alvo dos criminosos, segundo a polícia, seria um familiar da adolescente, um jovem de 27 anos.
Larissa cresceu no bairro Vila Leon e cursava o 8º ano da Escola Municipal Vereador Marcial Pisoni. A adolescente morava perto da escola, onde os colegas e professores deixaram cartazes com fotografias e mensagens de despedida nesta terça-feira (17).
— A Larissa era uma menina falante, feliz extrovertida, gentil e muito ativa. Uma menina de presença muito marcante e que deixa sua marca nas nossas vidas. Decidida, uma líder que era conhecida por todos. A família dela sempre muito participativa na escola e uma referência positiva. Cheguei na escola há 11 anos e ela foi minha aluna na educação infantil — lamenta a diretora da escola, Daiane Verza.
Ela ressalta que o sofrimento é de toda a comunidade:
— Quem a conheceu e nós da escola estamos destroçados, arrasados e precisamos nos unir nesse momento. As crianças estão abaladas e desamparadas. Tem esse sentimento de impotência e de insegurança e também a dor da perda. É uma comunidade muito unida e vamos enfrentar tudo isso juntos. Esperamos justiça.
A diretora conta que a equipe diretiva decidiu manter as portas da escola abertas para acolher os estudantes.
— Muitos alunos choraram e estavam muitos nervosos e foram amparados pelos professores. Vamos manter a escola aberta para trabalhar a questão do luto com eles.
A coordenadora pedagógica do turno da manhã, Daniele Schiavo Andrighetti, ressalta que equipes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar Cipave, da psicologia e da assistência social da Secretaria de Educação (Smed) estiveram na escola para ouvir a equipe diretiva, professores e estudantes.
— Conversamos sobre a acolhida aos alunos e como proceder com a turma e os estudantes a partir de agora. Eles falaram sobre essa questão das homenagens a Larissa, que é uma forma dos colegas compreenderem o luto e a perda dela —destaca Daniele.
Ainda segundo a equipe diretiva, a Guarda Municipal também esteve no colégio e deve reforçar a segurança na entrada e saída dos alunos. O velório de Larissa ocorre na Sala C das Capelas São José do Bairro Cruzeiro. O sepultamento está marcado para as 10h da quarta-feira (18) no Cemitério Público Municipal de Caxias do Sul.
Outra vítima
No mesmo tiroteio onde Larissa foi assassinada e o familiar ficou ferido, também foi morto Anderson Gomes, 38 anos. Ele estava no carro com a esposa e o filho, quando teve problemas elétricos e precisou parar o veículo. Os criminosos, ao perceberem a movimentação dele, efetuaram pelo menos quatro disparos. O homem morreu no local, a adolescente foi socorrida e morreu no hospital.
Gomes está sendo velado na capela mortuária do bairro São Victor Cohab e o sepultamento está marcado para as 9h desta quarta-feira (18) no Cemitério Público Municipal.