O detento Cristiano da Silva Maria Buzin, 34 anos, natural de Vacaria, foi morto dentro do Presídio Estadual de Carazinho. De acordo com informações do boletim de ocorrência, a morte foi constatada durante a manhã de segunda-feira (4) quando foi realizada a conferência dos presos depois de irem ao pátio. O corpo dele foi encontrado no banheiro do pátio da penitenciária. Ainda conforme o boletim policial, no pátio há câmeras que podem ter registrado a movimentação no local.
Buzin era conhecido no meio policial no município dos Campos de Cima da Serra. De acordo o delegado regional Carlos Alberto Defaveri, havia 22 indiciamentos por diversos crimes contra o apenado, principalmente, por tráfico de drogas.
— Ele realizava tráfico intensamente, inclusive, de Caxias para Vacaria. Na última prisão, foi flagrado com sete quilos de crack, que trazia de Santa Catarina. Isso foi em fevereiro de 2021.
A investigação está a cargo da delegada de Carazinho Rita Felder de Carli. Ela ressalta que a causa da morte ainda não está clara, mas a vítima foi encontrada caída no banheiro e ensaguentada.
Por nota, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) confirma que o apenado foi encontrado morto na casa prisional, e que o caso está em investigação:
"Ontem, segunda-feira (04), por volta das 10h, ao realizar a conferência de rotina na Penitenciária Estadual de Carazinho, verificou-se que um apenado não retornou do pátio. Foi verificado, então, que ele se encontrava no banheiro e não respondia ao chamado. O Samu foi acionado, comparecendo ao local e atestando o óbito. A Polícia Civil está investigando o caso."