A partir da quinta-feira, dia 31, Nova Petrópolis passará a ter uma Sala das Margaridas para atendimento especializado a vítimas de violência. A inauguração está marcada para 10h30min na Delegacia de Polícia Civil do município, que fica na Rua Frederico Michaelsen, 404, na área central.
Mesmo que o ambiente fique nas dependências da delegacia, o espaço tem área reservada para que as mulheres vítimas de violência se sintam mais à vontade para romper com o ciclo de abusos em busca de dignidade e de uma nova vida. Esta é a quinta cidade da região a contar com o atendimento especializado. Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Vacaria já tem salas em atendimento.
"Respeito e proteção" são as palavras estampadas na parede da Sala. O delegado de Nova Petrópolis, Fábio Idalgo, explica que a instalação contou com o apoio de entidades e da comunidade do município:
— Foi criada uma comissão e teve um movimento com caminhadas e vendas de camisetas para captar recursos e reformar o espaço para implantar a sala.
Em Nova Petrópolis, há um diferencial, o atendimento também será voltado para crianças e adolescentes vítimas de abusos e crimes sexuais.
— Será um espaço dedicado para que crianças e adolescentes que sofreram abuso possam depor. Vai ter também uma psicóloga que será da prefeitura para os atendimentos tanto às mulheres, quantos às crianças. No futuro também podem ser realizadas audiências que visam a lei de depoimento sem dano, porque as crianças e adolescentes, por exemplo, podem ficar na sala e o juiz no Fórum. Por isso, haverá equipamentos para gravar os depoimentos em áudio e vídeo para produção antecipada de provas no âmbito do judiciário.
Os profissionais que vão atender na Sala das Margaridas passaram por capacitação para tratar com esses casos. É aplicado um questionário que avalia o grau de risco ao qual a vítima esta exposta. Essas informações ajudam a polícia a traçar um plano de proteção, e, assim, evitar crimes. Uma policial civil atuará no espaço. O atendimento será das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 18h.