Com a captura de um investigado por roubo de carro na manhã dessa terça-feira (7), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) realizou a sua 200ª prisão em 2021. A equipe de policiais em Caxias do Sul é especializada para esclarecer crimes de roubos, extorsões, tráfico de drogas e, principalmente, o crime organizado, como o nome da delegacia faz referência.
— Não temos um número discriminado (das prisões) por crimes, até porque muitos inquéritos autuamos (o suspeito) por mais de um crime, principalmente nestas investigações de organização criminosa com vários suspeitos. Mas podemos dizer que, das 200 prisões, cerca de 60% são de roubo de veículo. É nossa prioridade — afirma o delegado Luciano Pereira, titular da Draco.
A prisão dessa terça-feira foi de um homem de 28 anos capturado no bairro Cruzeiro. Ele está com um mandado de prisão temporária expedido em razão de uma investigação sobre um roubo de carro ocorrido em outubro. O assalto aconteceu às 10h do dia 23, quando a vítima saía de casa e foi rendida por uma pessoa armada. O criminoso roubou o Gol branco e fugiu.
A investigação conseguiu identificar o suspeito e apresentou as provas para a Justiça, que ordenou a prisão temporária do investigado. Após a prisão, o homem de 28 anos foi reconhecido pela vítima do assalto.
— Como o roubo tem esta prioridade, a partir do registro de ocorrência já buscamos todas as diligência possíveis. Em todos os roubos buscamos este máximo de informação e depois contatamos a vítima — aponta o delegado Pereira, que, para o bom trabalho, lembra da importância da troca de informações entre a Polícia Civil e a Brigada Militar (BM) para a diminuição dos crimes em Caxias do Sul.