Um homem de 20 anos morreu em confronto com a polícia civil durante operação de combate ao tráfico de drogas realizada por volta das 18h30min desta quinta-feira (30), em uma propriedade de cultivo de pomares, no interior de Vacaria. Segundo a polícia, investigações indicavam que traficantes iam até o local para acertar contas em dias de pagamento de salários ou de final de contratos.
— Cerca de 15 pessoas estavam numa construção de alvenaria que ficava no meio do pomar. O ponto servia de abrigo da chuva aos trabalhadores da propriedade, mas também era onde os traficantes cobravam as dívidas de usuários, principalmente no período de pagamento dos trabalhadores — afirma o delegado Carlos Alberto Defaveri, que está com a investigação do caso.
O homem de 20 anos que morreu no confronto era natural de Vacaria, e que não teve seu nome divulgado pela polícia, tinha antecedentes por ameaça e desobediência. Segundo o registro, ele, ao ver os policiais, disparou contra eles, que revidaram. Seu corpo será sepultado nesta sexta-feira (1º), às 17h, no cemitério São Francisco, após velório realizado a partir das 14h na capela do cemitério Santa Clara.
Ainda conforme a polícia, o alvo principal da operação, um homem de 29 anos, foi preso. Ele é natural de Porto Alegre e tem antecedentes criminais por furto qualificado, posse de drogas e ameaça. Um terceiro suspeito de envolvimento, que estava armado no momento da operação na quinta-feira, conseguiu fugir. O nome deles também não foi divulgado.
Dez agentes da Polícia Civil foram deslocados à ação deflagrada a partir de investigações coordenadas pelo delegado Andrerson Silveira de Lima, que comandou a operação. Foram apreendidas quantidades não divulgadas de cocaína, maconha, além de dinheiro, um revólver e um celular. Nenhum policial ficou ferido.