Delegado regional por duas décadas na Serra e atual secretário de Segurança Pública de Caxias do Sul, Paulo Roberto Rosa da Silva, 65 anos, foi homenageado com a Medalha Tiradentes, mais alta distinção concedida pela Polícia Civil. A solenidade aconteceu na tarde de quinta-feira (7), no Palácio da Polícia, em Porto Alegre.
No evento, treze personalidades receberam a distinção máxima conferida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul: a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, também conhecida como Medalha Tiradentes. A honraria reconhece a atuação de pessoas, entidades ou organizações em prol da segurança pública.
O delegado Paulo Rosa teve uma carreira policial de 42 anos, a maioria deles na Serra, até aceitar o convite do prefeito Adiló Didomenico (PSDB) para assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social no início deste ano. Ele admite que foi a forma que encontrou para continuar atuante na comunidade após a aposentadoria.
A Medalha Tiradentes foi entregue pela chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, e pelo subchefe, delegado Fábio Motta Lopes. Em nome dos homenageados, a Secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, demonstrou o seu orgulho de receber a honraria e destacou que é perceptível a melhora nos índices de segurança e na sensação pública do estado, o que demonstra que os gestores estão empenhando-se para obterem os melhores resultados.
Abaixo, confira a lista dos homenageados que foram indicados e escolhidos, por unanimidade, pelo Conselho de Administração Superior (CAS), órgão consultivo da Polícia Civil:
- Cláudio Gastal, secretário Estadual de Planejamento, Governança e Gestão;
- Arita Bergmann, secretária Estadual da Saúde;
- Tânia Moreira, secretária Estadual de Comunicação;
- Artur Lemos Júnior, secretário Estadual da Casa Civil;
- Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa;
- Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre;
- Coronel Vanius César Santarosa, comandante-geral da Brigada Militar;
- Marina Pereira dos Santos Molon, superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN);
- Lúcio do Prado Nunes, ex-diretor da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE);
- Delegado Aldronei Antônio Pacheco, superintendente regional da Polícia Federal;
- Luiz Bernardi, superintendente regional da Receita Federal;
- Paulo Roberto Rosa da Silva, delegado de Polícia Civil aposentado;
- Mário Sérgio da Motta, comissário de polícia lotado na Secretaria da Chefia de Polícia.