Um homem, identificado como Robson Ricardo Barbosa Ávila, 34 anos, foi morto em um confronto com a Brigada Militar na noite de quarta-feira (8) em São Valentim do Sul. A ação ocorreu na ERS-431, na Linha São Jerônimo, zona rural do município, em uma perseguição que iniciou após Ávila e outro comparsa, de 22 anos, assaltarem uma residência onde moram duas idosas, de 95 e 69 anos.
De acordo com o delegado Tiago Lopes de Albuquerque, titular da Delegacia da Polícia Civil de Guaporé, a dupla invadiu a casa das idosas em busca de um veículo para fugir da região depois de uma tentativa de homicídio que não teve êxito. Segundo a apuração da polícia, antes do assalto, a dupla chegou a balear um homem na mão, mas ele conseguiu escapar. Ao mesmo tempo, o motorista que auxiliaria Ávila e o comparsa a deixarem o local do crime abandonou os dois antes do término da ação, obrigando a dupla a fugir a pé.
Na casa das idosas, os homens levaram celulares e relógios. Após denúncia, a Brigada Militar de São Valentim do Sul mobilizou equipes de Vespasiano Corrêa, Serafina Corrêa e da Rocam do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM). Durante a ação, segundo o delegado, os policiais avistaram a dupla, tentaram prendê-los, mas um deles disparou em direção aos agentes.
Na troca de tiros, Ávila foi baleado no peito. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital de Caridade São Roque, em Lajeado, mas não resistiu. O comparsa foi detido, encaminhado à delegacia e está recolhido na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no distrito do Apanhador.
Com eles, foram apreendidos uma pistola, dois revólveres (um com quatro de munições deflagradas e outro com munições intactas), além de quatro celulares e um relógio. De acordo com a polícia, Ávila era natural de Santa Maria, possuía passagens por tráfico de drogas, lesão corporal com disparo de arma de fogo, ameaças e roubos e estava foragido do sistema prisional desde julho deste ano.
A motivação da vinda da dupla para a região será investigada pela Polícia Civil. A suspeita é que o crime tenha relação com o tráfico de drogas.
— Um inquérito foi instaurado, mas ainda não há um esclarecimento sobre o que motivou a tentativa de homicídio e o que viria a ser uma sequência de crimes. O homem que foi preso ainda não deu detalhes de como tudo aconteceu — explica o delegado.