Uma criança morreu em um ataque a tiros em uma residência no bairro Monte Carmelo, em Caxias do Sul, na manhã desta sexta-feira (18). João Vitor Antônio Gonçalves da Silva, 10 anos, é a vítima mais jovem da violência na cidade em 2021.
O caso está em investigação pela Delegacia de Homicídios e a motivação ainda não está esclarecida. O relato é que três homens armados desembarcaram de um Gol branco e gritaram "Polícia!". Na sequência, efetuaram diversas tiros contra a casa de madeira da Rua São João.
Na residência, estava um casal e seus quatro filhos. João Vitor foi atingido por três tiros e morreu. O pai dele, de 47 anos, e um irmão, de 13, também ficaram feridos no ataque, mas sem gravidade. A Brigada Militar (BM) realizou buscas, mas nenhum suspeito foi preso.
— Apuramos uma tentativa de execução, mas, nesta ocasião, não houve nenhuma briga. A primeira hipótese sempre acaba por ser o tráfico (de drogas). É um viés da investigação pelas características do fato, uma típica disputa de ponto de tráfico. Ainda não podemos afirmar, mas é uma vertente. A criança acaba por ser uma vítima de tudo isso — comenta o delegado Vitor Carnaúba, que responde interinamente pela Delegacia de Homicídios.
Este é o 47º assassinato registrado em Caxias do Sul em 2021, sendo o quinto crime neste mês de junho. Além de João Vitor, outros quatro menores de idade foram mortos a tiros neste ano — sendo um deles em confronto com policiais. Os quatro eram adolescente, com idades entre 16 e 17 anos.
O último caso envolvendo uma criança aconteceu em outubro do ano passado, quando um menino de quatro anos foi executado junto com os pais no bairro Jardim Iracema.