A Brigada Militar (BM) identificou os dois homens que morreram em confronto com policiais militares em Caxias do Sul no início da noite de sexta-feira (9). Ambos são jovens e possuíam histórico policial. Os dois rapazes resistiram a abordagem policial durante uma ação do 4° Batalhão de Polícia de Choque contra roubos de veículo no loteamento Sanvitto.
Felipe Batista, 19 anos, é natural de Caxias do Sul e, segundo a BM, possuía antecedentes por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Ele também teve passagens como adolescente infrator por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, ameaça e homicídio.
O outro morto em confronto é Thales Henrique dos Santos, 26, que é natural de Veranópolis, mas morava em Caxias do Sul. Ele possuía antecedente por ameaça e registro como adolescente infrator por outros crimes.
O 4º Batalhão de Choque fazia patrulhamento próximo a um shopping, região que historicamente é conhecida por furtos e roubos de veículos. O registro policial é que os dois jovens portavam dois revólveres calibre .38 e atiraram contra os PMs, que revidaram. Nenhum policial militar foi ferido na troca de tiros.
Com estas duas mortes, Caxias do Sul contabiliza 29 assassinatos em 2021. São 23 homicídios, um latrocínio (roubo com morte), um feminicídio e quatro mortes em confronto com policiais. Destas 29 vítimas, 15 tem 26 anos ou menos.