Caxias do Sul registrou 86 assaltos em março. É a primeira vez que este índice fica abaixo de uma centena nos últimos 19 anos. Em comparação com março de 2020, quando foram 188 roubos, a queda foi de 54,3%. A maior cidade da Serra foi uma das que mais contribuiu para a redução de 39,8% em todo o Rio Grande do Sul, que teve um total de 2.847 roubos. Os indicadores criminais do último mês foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) na tarde desta quinta-feira (8).
Os dados de assaltos são contabilizados pelo levantamento do governo estadual em duas categorias: roubos de veículo e roubos em geral (o que inclui assaltos a pedestre, comércio, bancos e transporte coletivo). É a soma destes dois indicadores que apontam para o menor número desde 2002 — ano em que a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) passou a a contabilizar os indicadores criminais.
Os assaltos em Caxias do Sul estão em queda desde 2016, ano que foi o mais violento deste registro histórico com 4.602 roubos. A média era de 383 casos por mês. O foco policial para reduzir este índice foi beneficiado pela menor circulação de pessoas nas ruas diante da pandemia de coronavírus. No ano passado, foram 1.887 roubos — uma média de 157 por mês.
O primeiro trimestre de 2021 apresenta uma redução ainda mais significativa. Foram 341 assaltos, o que representa uma média de 114 casos por mês.
— O que está dando certo é o gerenciamento adequado de recursos, ou seja, o foco está no que realmente precisa ser focado: crimes violentos, onde se enquadra roubos e roubos de veículo. São estes crimes os que mais impactam a sociedade. Segundo que temos uma integração entre as forças policiais e o apoio do Judiciário que mantém estes indivíduos presos — avalia o delegado regional Cleber dos Santos Lima.
A redução dos assaltos também é vista em outras cidades da Serra. Vacaria teve queda de 52,4% nos roubo em geral — de 21 em março de 2020 para 10 no mês passado. Já Bento Gonçalves terminou março sem nenhum roubo de veículo. É o quarto mês desde 2020 que a Capital do Vinho fica zerada nestes tipo de assalto.
O alerta fica para Farroupilha, onde os roubos em geral cresceram 90%. Eram 10 em março de 2020 e foram 19 no mês passado. No total, o município de 73 mil habitantes registra 38 assaltos em 2021. Para comparação, Bento Gonçalves, que tem 120 mil habitantes, contabilizou 46 roubos no primeiro trimestre.