A terceira fase da Operação Ouro Branco, realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul, resultou na prisão oito suspeitos de tráfico e distribuição de drogas na manhã desta terça-feira (9) na Serra. Todos foram detidos no maior município da região. A Polícia Civil também apreendeu dois quilos de cocaína tipo escama de peixe, que é denominada dessa forma pelo alto grau de pureza da droga.
No total, foram 19 medidas cautelares expedidas pela Justiça. Nove delas de prisões preventivas e 10 mandados de busca e apreensão. Os agentes atuam em duas cidades e seguem em busca de um suspeito ainda não preso. Em Caxias, as medidas foram cumpridas nos bairros Planalto, Sagrada Família, Esplanada, Ana Rech, Santa Corona e Pôr do Sol. Em Farroupilha, no São Roque.
Esta é a terceira fase da operação cuja investigação começou há três meses. De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso era comandado de dentro do presídio e fazia a venda de drogas por meio de motoristas de aplicativos. Desde o início da ação da Draco, mais de 10 pessoas foram presas e 10,5 quilos de drogas foram apreendidos. Conforme o delegado, Luciano Righês Pereira, o grupo movimentou R$ 900 mil em três meses.
— É um dos principais fornecedores da Serra. Atua em toda a região — afirma.