Após 22 meses, a Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, na localidade do Apanhador, voltou a passar por uma revista geral. A chamada operação pente fino aconteceu na Galeria C e apreendeu 69 celulares, 30 facas artesanais e 925 gramas de drogas. O pavilhão é ocupado por 290 presos _ ou seja, foi encontrado um celular para cada quatro detentos. No total, a penitenciária abriga 1.050 apenados em um espaço idealizado para 432 presos.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) afirma que a revista faz parte da rotina de uma casa prisional. O delegado penitenciário regional, Marcos Ariovaldo, lembra que ações semelhantes aconteceram em outras cadeias da região, como São Francisco de Paula e Vacaria.
As buscas na Galeria C iniciaram às 7h desta quinta-feira e contaram com 153 servidores: 81 agentes penitenciários, 12 policiais civis e 60 policiais militares do Batalhão de Choque da Serra. De acordo com a Susepe, a operação transcorreu normalmente. Os resultados foram divulgados ao meio-dia.
Procurada pela reportagem, a Polícia Civil afirma que atuou no apoio da operação pente fino e que não tinha nenhuma investigação específica em andamento. A 8ª Delegacia Regional ressalta que há inquéritos em que detentos são suspeitos, principalmente de estelionatos praticados por celulares, mas que não haviam mandados para serem cumpridos na cadeia. Cabe ressaltar que revistas em celas dependem apenas da Susepe e não necessitam de autorizações judiciais.
A última revista geral na penitenciária do Apanhador aconteceu em dezembro de 2017, justamente na galeria C. Em abril daquele ano, a Galeria A também foi alvo de buscas durante a deflagração Operação Fratelli, que mapeou uma facção e denunciou 28 pessoas que integravam um esquema que injetava até 1 kg de droga por semana na Penitenciária Estadual.
Em julho deste ano, uma ação pontual no alojamento dos detentos trabalhadores apreendeu 13 porções de maconha, três celulares e sete facas artesanais. Na ocasião, quatro presos foram transferidos "para manter a ordem e a disciplina do estabelecimento".