Bento Gonçalves está entre as 318 cidades do Brasil que participaram da Operação Segurança Legal IV, deflagrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal (PF). Somente no Rio Grande do Sul, 30 empresas de segurança privada suspeitas de atuar sem autorização, localizadas em 14 municípios, são fiscalizadas ao longo do dia.
Bento é a única cidade da Serra que recebeu a ação. De acordo com a assessoria de comunicação da PF, uma empresa seria suspeita, mas não foi constatada nenhuma irregularidade no local. As empresas flagradas atuando de maneira irregular estarão sujeitas ao encerramento das atividades e às demais sanções legalmente previstas.
Em Porto Alegre, uma empresa que não teve o nome divulgado pela PF foi fechada. No local, que fica no bairro Floresta, na Zona Norte, foram apreendidos dois simulacros de arma de fogo, munições, uniforme e uma algema.
As ações ocorrem com apoio da Brigada Militar também em São Leopoldo, Gravataí, Campo Bom, Bagé, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Itaara, Santa Maria, Carazinho, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santana do Livramento. A operação ocorre simultaneamente nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, envolvendo o trabalho do órgão central e de mais de 95 unidades de Polícia Federal distribuídas por todo o território nacional.