Paulo César Alvares Carvalho assumiu, provisoriamente, a direção do Presídio Regional de Caxias do Sul, a antiga, Pics, na noite desta quarta-feira (31), depois do afastamento da direção da cadeia. A diretoria foi afastada na quarta-feira após uma série de denúncias repassadas à Corregedoria da Susepe e ao Ministério Público. As informações apontavam irregularidade como a facilitação de servidores para possível entrada de objetos no presídio regional.
Carvalho era diretor da casa prisional de Arroio dos Ratos, mas há um mês estava em Bento Gonçalves, onde atuava na força-tarefa montada para a inauguração da nova penitenciária estadual na cidade. Junto com ele assume José Domingos do Prado Ferreira, que será o Chefe de Segurança. Ele era lotado na penitenciária de Charqueadas. Os dois já realizaram intervenção no Presídio Regional de Caxias do Sul entre 2009 e 2010 e possuem experiência na área. Outros dois servidores, um que atuava na Penitenciária de Canoas (Pecan) 1 e um no Presídio de Bento, compõem a nova direção.
Apreensão e transferência
Ainda durante a operação na quarta-feira, quatro presos foram transferidos para outros presídios do RS. Uma revista geral também foi realizada nas celas das galerias B e C para retirada de materiais ilícitos de dentro do presídio. Foram apreendidos R$ 644, 10 baterias de celular, 55 chips de aparelhos telefônicos celulares de diversas operadoras, 252 petecas de substância semelhante à maconha, uma balança de precisão, oito caixas de cigarro provenientes do Paraguai, três tijolos menores de substância semelhante à maconha, um videogame, 23 aparelhos telefônicos celulares de diversos modelos, 18 carregadores de celular e nove fones de ouvido.
Agente penitenciário flagrado com celulares no presídio
No dia 19 de julho, um agente penitenciário foi preso com 16 celulares e um notebook dentro do Presídio Regional de Caxias do Sul. Luís Alberto Oliveira Santos, 53 anos, tem mais de 20 anos de carreira. Ele atuava na cadeia de Caxias há três anos. Antes, ele trabalhou no sistema penitenciário de Santa Maria.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou que a prisão aconteceu dentro da cadeia e informou que as medidas necessárias estavam sendo tomadas. O agente foi encaminhado ao Presídio Central, em Porto Alegre.
Em maio e junho, a Susepe realizou duas revistas no Presídio Regional e apreendeu 175 celulares, além de 601 comprimidos de ecstasy e 4,5 quilos de maconha, cocaína e crack. Em uma das ações, em 18 de junho, 16 celulares foram apreendidos dentro da cozinha do Presídio Regional. Os aparelhos estavam empacotados em jornais. O Presídio Regional abriga 421 homens e 82 mulheres.