Dois suspeitos de distribuírem drogas de uma facção da região metropolitana de Porto Alegre em Gramado foram presos na manhã desta segunda-feira (27) em uma operação da Polícia Civil e da Brigada Militar. Foram apreendidos quase cinco quilos de maconha e 240 gramas cocaína em dois pontos diferentes da cidade, um deles em um restaurante no centro e o outro em uma residência no bairro Várzea Grande. Os homens, de 26 e 18 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas.
Leia mais
Homens encapuzados invadem casa para matar, em Gramado
Facção responsável por homicídios e tráfico é alvo de operação na Serra
Conforme o delegado de Gramado, Gustavo Barcellos, o homem preso no restaurante trabalhava no estabelecimento como vigilante e ficava no local durante a noite. Ele tem 26 anos, é natural da Bahia, e estava há pouco tempo na região, onde vinha crescendo na facção. O homem também é investigado por suspeita de envolvimento em um homicídio no dia 12 de maio em Gramado e tinha um mandado de prisão temporária expedido contra ele por esse crime.
— Ele distribuía a droga para outros traficantes em Gramado. Havia no local onde a droga foi apreendida inclusive uma relação com os nomes das pessoas e a quantidade que seria enviada para cada uma — descreve Barcellos.
O proprietário do restaurante também será ouvido pela Polícia, para saber se ele possuía algum envolvimento. Só no local, foram apreendidos 4 quilos de maconha e 200 gramas de cocaína não fracionada, o que ainda renderia muito mais para venda aos usuários de drogas. Os nomes do estabelecimento e do suspeito preso não foram divulgados para não prejudicar as investigações.
No bairro Várzea Grande, foi preso um homem de 18 anos na residência dele, onde havia um tijolo de pouco menos de um quilo de maconha, 40 gramas de cocaína e uma parte da cocaína já em pinos para venda ao usuário final. O nome dele também não foi divulgado.
As prisões dos suspeitos foram simultâneas, por volta das 6h30min. O delegado comenta ainda que homicídios começaram a ocorrer desde 2017 em Gramado por conta da chegada dessa facção da região metropolitana ao município.