Pelo menos dois grandes deslizamentos e outros menores foram registrados na manhã desta quarta-feira (1º) na RS-431, no distrito de Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves. Casas e empreendimentos foram atingidos. Bombeiros, Brigada Militar e Guarda Municipal trabalham no resgate das pessoas que estão sendo levadas para o salão da comunidade apenas com os pertences pessoais.
Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Bento Gonçalves, não há confirmação sobre desaparecidos. Equipes estão em campo ,e em algumas localidades ainda não foi possível chegar.
Em entrevista à repórter Débora Padilha, da RBS TV, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, disse que, além de Faria Lemos, as localidades de São Martinho, Vale Aurora, Linha Alcântara, Imaculada Conceição foram atingidas.
— A gente já encaminhou várias famílias para casas de passagem. Algumas famílias a gente vai encaminhar para hotéis que abriram as portas. No salão comunitário (de Faria Lemos) vai ter janta, tem comida, tem roupa quente para todo mundo, tem colchões, tem luz, que é muito importante, tem gerador aqui. Esse é o objetivo prioritário: dar conforto para essas pessoas, prioridade total — destacou.
Durante a tarde, o prefeito pediu, em vídeo publicado nas redes sociais, que as pessoas em áreas de risco procurassem locais seguros para ficar, como casas de amigos e familiares, ou os abrigos da prefeitura: Casa de Passagem e ginásios de escolas municipais. Quem precisar de ajuda deve entrar em contato pelo telefone (54) 3055-7337.