Uma adutora do Sistema Marrecas, que distribui água tratada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre para Caxias do Sul, rompeu na tarde desta quarta-feira (1º). Como consequência, uma grande onda invadiu a Rota do Sol, em Vila Seca.
A pista na altura do km 158 da RS-453, nas proximidades da Capela São Nicolau, foi bloqueada por árvores que foram derrubadas pela força da água. A liberação ocorreu por volta de 18h40min. Retroescavadeiras da subprefeitura de Fazenda Souza trabalharam na remoção do material sobre a pista. O Samae inicia os reparos da adutora na quinta-feira (2). Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), após o término da retirada das árvores, a situação seria avaliada. Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e equipes da subprefeitura de Vila Seca trabalharam para liberar a via.
Conforme a prefeitura, o que aparece em vídeos que circulam nas redes sociais é um jato d'água causado pelo rompimento da adutora. Conforme o Samae, o rompimento foi causado por um deslizamento de terra.
Conforme o diretor do Samae, Gilberto Meletti, a adutora recebia a água da represa Marrecas. Com a movimentação do solo e o rompimento da tubulação, toda a água tratada foi perdida, esvaziando a adutora. A situação se agrava pois essa adutora abastece cerca de 27% da população de Caxias do Sul.
A ETA Morro Alegre faz a distribuição de água para bairros da região de Ana Rech. Com o rompimento, os bairros ficam sem abastecimento de água e sem previsão para ser normalizado.
Os bairros atingidos são: Alpes Verdes, Ana Rech, Brasília, Capivari, Castelo (parte), De Lazzer, Diamantino, Guarujá, Interlagos, Jardelino Ramos, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim das Hortências, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Jardim Iracema, Jardim Margarida, Jardim Vitória, Mariani, Marianinha de Queiroz, Mariland, Millenium, Moinhos de Vento, Morada dos Alpes, Parada Cristal, Parque Verde, Pinheiro, Sagrada Família, Saint-Etienne, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Carlos, São Ciro, São Cristóvão, São Geraldo, São Giácomo, Século XX, Serrano, Solar do Prado, Solar Masotti, Vila Alpina, Vila Borghese, Vila Brasil, Vila Nova, Vila Pinheiro, Vila Primavera, Visto do Sol e Vitória.