Duzentas pessoas foram resgatadas após uma queda de barreira registrada na manhã desta quarta-feira (1º) na Serra do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis. A informação foi confirmada em vídeo pelo prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, e o vice-prefeito, Thomas Schiemman. Porém, ainda há pessoas ilhadas. A assessoria da prefeitura não sabe precisar quantas.
O local registrou deslizamentos de terra em diferentes pontos da BR-470, alagamentos e acabou interditando estradas. Por causa da situação, pessoas e veículos ficaram ilhados e não conseguiam sair da Serra.
— Estão subindo da área de queda de barreira 200 pessoas, estamos recebendo-as e o hospital recebendo algumas pessoas machucadas, mas o mais importante é que a gente conseguiu resgatá-las. Essas 200 pessoas terão uma noite confortável e segura — contou em vídeo Schiemman.
— A maior preocupação era na BR-470. Aqui na cidade está praticamente, neste momento, resolvido. Nossa preocupação eram aquelas pessoas que estavam ilhadas. Entramos em contato até com o vice-governador do Estado. Felizmente, as pessoas agora estão sendo recebidas no Centro de Convivência da Longevidade — acrescentou o prefeito.
Por causa da situação, ainda pela manhã, o ônibus que transportava o time da ACBF, de Carlos Barbosa, ficou preso em um bloqueio no local. A equipe foi surpreendida por deslizamentos de terra no retorno da cidade de Francisco Beltrão, no Paraná, onde jogou na terça (30) contra o Marreco, pela Liga Nacional de Futsal.
As aulas na rede municipal de Veranópolis estão suspensas nesta quinta (2) e sexta-feira (3).