Geral

Susto
Notícia

VÍDEO: ônibus da ACBF fica preso em bloqueio na Serra das Antas, em Veranópolis

Equipe retornava de partida pela Liga Nacional de Futsal, em Francisco Beltrão, no Paraná. Jogadores precisaram escapar da enxurrada se pendurando em retroescavadeiras

Pioneiro

O ônibus que transportava o time da ACBF, de Carlos Barbosa, ficou preso em um bloqueio na BR-470, na Serra das Antas, em Veranópolis, na manhã desta quarta-feira (1º). A equipe foi surpreendida por deslizamentos de terra no retorno da cidade de Francisco Beltrão, no Paraná, onde jogou na terça-feira (30) contra o Marreco, pela Liga Nacional de Futsal. O confronto acabou empatado em 2 a 2.

O veículo ficou parado em uma queda de barreira. Outro deslizamento foi registrado num ponto logo atrás de onde o ônibus estava retido. Com esse cenário, e diante de uma forte chvua, jogadores e comissão técnica foram orientados a deixar o veículo e caminharam pela estrada, ultrapassando locais alagados e enfrentando a força da água que descia pela via, até encontrarem abrigo em uma casa, às margens da rodovia. Porém, logo ficaram "ilhados" no espaço.

O grupo da ACBF só conseguiu ser resgatado do local com a ajuda de retroescavadeiras. Em vídeos divulgados pela assessoria de imprensa do clube, é possível acompanhar os atletas pendurados nas máquinas até chegarem a uma área de maior segurança. Após mais um percurso de caminhada, o time foi encaminhado ao centro de Veranópolis. A equipe ficará em um hotel até ter condições de retomar viagem para Carlos Barbosa. Ninguém ficou ferido.

O vice-prefeito de Veranópolis, Thomas Schiemann, informou que existem muitos pontos com casas alagadas, alguns deslizamentos no município, estradas interditadas, açudes se romperam e estão transbordando. Neste momento o ponto mais crítico é na Serra das Antas, devido à grande quantidade de deslizamentos. Equipes da prefeitura chegaram a ir até a serra com máquinas, empresas terceirizadas e máquinas de municípios vizinhos com o intuito de liberar o trajeto e localizar pessoas que estão ilhadas. Porém, o serviço foi interrompido por orientação do Corpo de Bombeiros devido ao alto risco.

A prefeitura divulgou pelas redes sociais dois comunicados orientando as pessoas que moram próximo a Serra e estão ilhados entre as barreiras. Aqueles que conseguirem devem subir caminhando até o Belvedere, onde são aguardadas por micro-ônibus da prefeitura e vão ser levados para um centro de triagem. Além disso, a prefeitura recebeu informações de pessoas que estão descendo a Serra da Antas para olhar o que está acontecendo. O pedido é que fiquem em casa e não atrapalhem o trabalho das máquinas e órgãos de segurança e salvamento.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00