Após três dias de fila e reclamações dos pais, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Caxias do Sul anunciou um reforço nas equipes da Central de Matrículas. Além de mais servidores no atendimento, o horário foi ampliado para ser das 8h30min às 16h30min.
Na terça-feira (15), mais de 160 pais esperavam na fila que seguia por duas quadras, pouco depois das 6h. Eles tentavam matricular ou transferir os filhos para escolas da rede pública do município. Como apenas 100 fichas são entregues por dia, muitos que estiveram na longa fila tiveram que voltar. Na ocasião, procurada pela reportagem, a Smed respondeu que não havia como prever quem irá solicitar transferência, ou quem ainda está sem vaga ou perdeu o prazo.
A nova determinação aconteceu após a secretária da Educação, Sandra Negrini, visitar o local e conversar com a coordenação do setor. A titular da pasta enalteceu o alinhamento entre Smed e 4ª Coordenadoria Regional de Educação e espera que o reforço dê mais celeridade às inscrições.
— Reconhecemos que a frequência de estudantes e crianças na escola, entre os quatro e 17 anos, é obrigatória para a educação básica, além de ser um direito. É dever do Estado e da família assegurar esse direito. Estaremos sempre unidos com demais órgãos públicos e toda sociedade para assegurar acesso à educação com qualidade — afirmou Sandra, conforme nota divulgada pela prefeitura.
Desde esta quarta-feira (16), também estão sendo distribuídas senhas com agendamento para cada família e fichas para todos os que estivem na fila. Estes procedimentos são válidos até a próxima quarta-feira (23). Após este período, serão designadas escolas para todos os inscritos, respeitando os critérios definidos legalmente. A expectativa é que até 28 de fevereiro todos os estudantes estejam designados para uma escola.
A Central de Matrículas atende vagas em 184 instituições de ensino, sendo 53 da rede estadual e 131 da municipal, divididas entre 83 do ensino fundamental e 48 de educação infantil. A designação é feita considerando o zoneamento e série que a criança ou adolescente irá frequentar, dentro das possibilidades e vagas remanescentes.
Nas escolas do município, o ano letivo iniciará na sexta-feira (18). Na rede estadual, o retorno será na próxima segunda-feira (21).
4ª CRE detalha orientações
Na tarde desta quarta-feira (16), a 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE) também ofereceu mais orientações sobre o atendimento. Para o Ensino Fundamental, o atendimento é presencial, das 8h30min às 16h30min. Segundo a coordenadoria, até o dia 3 de março, os alunos serão avisados por telefone ou pelo WhatsApp para qual escola serão designados.
Já para o Ensino Médio, as inscrições ocorrem de forma online, diretamente pelo site da Secretaria Estadual da Educação. Basta clicar na aba "Serviços e Informações" e selecionar o item “Chamada Pública Escolar”.
O resultado ficará disponível no dia 23 de fevereiro, próxima quarta-feira, e a matrícula presencial nas escolas designadas ocorre até o dia 28 de fevereiro.