A frota de carros, caminhões e máquinas da prefeitura de Caxias do Sul deverá ser renovada, praticamente, em sua totalidade. O investimento gira em torno de R$ 50 milhões, sendo que R$ 17,9 milhões são parte de um financiamento que seria destinado à Secretaria Municipal da Educação (Smed), mas, de acordo com o município, foi remanejado devido à defasagem dos carros, caminhões e máquinas da prefeitura, sendo que existem máquinas em uso há 30 anos (leia mais abaixo).
Como a Smed não teria tempo hábil para utilizar a verba, o próprio órgão financiador sugeriu ao município que se fizesse a troca de objeto para utilização dos recursos. Já o restante do aporte do investimento ainda está em fase de análise pela Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos.
Parte da primeira etapa já foi concluída com a aquisição de veículos leves. Ainda no dia 17 de agosto, oito carros Onyx 0 km, todos de cor branca, foram entregues para substituir os que estão em estado precário de uso. Alguns, segundo o município, já estavam parados no pátio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp), porque não tinham mais condições de rodar pela cidade. Os carros foram destinados à pasta e também para o centro administrativo, que conta com 160 veículos leves. Eles serão usados para atender a serviços externos realizados pela equipe de servidores, técnicos e agentes administrativos da prefeitura. O investimento na aquisição foi de R$ 499,6 mil.
Neste primeiro pacote também estão inclusas seis motoniveladoras e sete retroescavadeiras. O secretário de Obras, Norberto Soletti, explica que os editais precisam ser feitos separados, por isso, os veículos leves já estão em uso e os demais da primeira etapa devem ser entregues até o final de novembro. Ele ressalta que falta assinar o contrato com a empresa que venceu a licitação. A vencedora tem 90 dias após a assinatura para entregar as motoniveladoras e as retroescavadeiras. Além disso, no dia 10 deste mês, será lançado outro edital para a aquisição de 19 caminhões, sendo que o primeiro não recebeu propostas. Atualmente, a pasta conta com 93 máquinas de implementos.
— Serão oito caminhões que distribuem brita, que aqueles são toquinhos, cinco caminhões trucados e mais seis caminhões que vão ser usados para transportar as equipes de saneamento e das subprefeituras. Esses são aqueles com cabine dupla para levar os servidores especializados para executar os trabalhos na cidade e no interior — explica o secretário.
Ele confirma que depois da primeira etapa há intenção de buscar um financiamento e renovar a frota quase em toda a totalidade:
— Estamos em fase final de quantitativo de equipamentos para ver o volume de valores que precisa para essa renovação. Na primeira etapa está sendo investido em torno de 17,9 milhões. A segunda etapa ainda não temos valores fechados, nem o número de veículos, porque estamos concluindo esse levantamento.
O financiamento para a renovação da frota do município está em andamento na secretaria municipal de Parcerias Estratégicas e Gestão de Recursos. De acordo com o titular da pasta Maurício Batista da Silva, a Secretaria já recebeu uma relação de máquinas, mas essa listagem ainda pode ter acréscimo de outras pastas, por isso, o levantamento ainda está em análise.
— Outras secretarias vão aproveitar também essa mesma operação ou pelo menos o processo de cotação com todos os bancos. A gente já está conversando com algumas instituições financeiras. A nossa intenção é ter isso encaminhado ainda no mês de setembro, no máximo no início de outubro, para ter definida a instituição com quem a gente contrataria o financiamento.
Silva ressalta que há todo o trâmite burocrático para contratar o financiamento:
— A ideia é que a gente consiga um recurso com o aval da União, então tem toda uma tramitação ainda, e imaginamos que em seis meses tenhamos esse processo liberado. A expectativa é fazer o processo licitatório ali no primeiro trimestre de 2022.
Máquinas em uso há 30 anos
O secretário de Obras, Norberto Soletti, explica que o investimento é necessário para qualificar a prestação de serviço a comunidade caxiense.
— A frota está defasada. Os veículos e máquinas têm vida útil e sendo usados pelo município tem toda a questão dos desgastes com o uso. Estamos com máquinas que têm mais de 30 anos. São equipamentos que param mais na oficina do que realmente atendendo a comunidade. É um prejuízo para o município e para o contribuinte .
Ele ressalta que a manutenção das estradas no interior e obras de drenagens, por exemplo, acabam prejudicadas, o que impacta no escoamento da produção e também nos bairros da cidade.
— Em função do equipamento não estar funcionando, as estradas do interior ficam mais tempo sem manutenção. A estrada, especialmente, as mais movimentadas, que normalmente teriam esse serviço de manutenção ao menos uma vez por mês para escoar a produção fica mais de 45 dias sem que as máquinas passem pelo local. Tentamos manter essa manutenção em dia, mas com máquinas estragadas fica prejudicado. Será benéfico tanto no interior, quanto nas obras de drenagem na cidade — ressalta Soletti.
O secretário esclarece ainda que, renovando a frota aos poucos, dentro das condições financeiras do município, a comunidade terá um melhor atendimento e uma resposta imediata às demandas diárias da população.
— Ao invés da máquina ficar na oficina parada em manutenção ela estará na rua e no interior trabalhando. Essas máquinas são tão antigas que não se encontram mais peças. Conforme o que quebra levam meses até encontrar a peça similar para consertar o maquinário e ela voltar a ser usada. É um prejuízo muito grande para a comunidade, que deixa de ser assistida por não ter um equipamento adequado trabalhando
Ainda no dia 17, ao realizar o ato de entrega dos veículos novos, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) adiantou que a solenidade marcava a consumação do projeto de governo que contempla a substituição completa de toda a frota do município:
— Foi uma promessa feita à população e servidores de que a cidade merecia uma frota digna de uso. Quando aqui na Smosp fui secretário, sofri com a perda de efetividade das ações do município por ter, já naquela época, uma frota avariada. Agora, caminharemos para aumentar a efetividade das ações com uma frota renovada — afirmou ele.
O prefeito acrescentou que além de melhorar o serviço também reduz custos de manutenção e de horas paradas de máquinas e caminhões nas oficinas:
— A a gente não consegue dimensionar os custos, mas sabemos que ele impacta muito na prestação e no retorno de serviços à comunidade. É a otimização de logística, a disponibilização de veículos com segurança, com garantia de ir e voltar ao destino para os nossos servidores, que eles tenham a ferramenta adequada em suas mãos.
Ainda segundo ele, a pandemia impactou as montadoras de máquinas pesadas, assim como os componentes para montagem. Assim, muitas empresas atualmente entregam só pedidos realizados antes da pandemia, o que dificultou a aquisição do maquinário pesado, o que segundo ele agora terá andamento na cidade.
— Logo adiante vai vir a substituição de máquinas, caminhões, enfim, está dentro da nossa proposta de governo transformar a frota de maquinário do município, mas especialmente da Secretaria de Obras, para que ela possa dar um retorno melhor pra sociedade — finalizou o prefeito.