Mais um passo está sendo dado para a construção do Aeroporto Regional, no Distrito de Vila Oliva. A expectativa é que até o dia 2 de setembro, a empresa vencedora da licitação, a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, de Santa Catarina, esteja em Caxias do Sul para assinar o contrato do projeto executivo com o Poder Público.
Desde que o anúncio foi feito, no dia 10 deste mês, a prefeitura teve que obrigatoriamente cumprir alguns passos, como a homologação do resultado e o mais recente, a formatação da minuta do contrato. Por fim, a assinatura deve ocorrer até o dia 2, em Caxias do Sul, com a presença de representantes da empresa catarinense.
Mesmo sem a assinatura, os trabalhos já estão em andamento. Segundo a secretária de Planejamento de Caxias, Margarete Bender, uma série de encontros online com a empresa foram realizados nos últimos dias para ajustes e informações do projeto. Uma reunião presencial, no dia da assinatura do contrato, também está na agenda.
Além disso, a secretária revela que reuniões com empresas caxienses, que são parceiras da Iguatemi, foram realizadas e pautaram as últimas semanas.
— Expusemos as medidas mais urgentes, porque notadamente alguns elementos são importantes para a elaboração do projeto executivo. Como são contratados pela Iguatemi, conseguimos alinhar e antecipar algumas iniciativas, disponibilizando o nosso material, para a consecução destes trabalhos — conta.
Ainda segundo Margarete, a questão ambiental, a qual já há uma licença prévia, exige que algumas atividades sejam realizadas, pois são requisito para a elaboração do projeto executivo, como por exemplo, a terraplanagem.
Vale destacar que, a partir da assinatura do contrato, a empresa tem 30 dias para apresentar o plano de execução em uma plataforma específica e exigida pelos órgãos de aviação. Além disso, a Iguatemi terá um ano para concluir o projeto. A licitação referente à obra deve sair somente em 2022, segundo a secretária.