Representantes de bares e restaurantes observam com cautela as novas determinações anunciadas pelo governador Eduardo Leite para o funcionamento do setor nesta sexta-feira (14). Ainda há muitas dúvidas sobre liberações e restrições, horário e apresentações artísticas nos locais. As flexibilizações serão definidas em reunião entre prefeitos da Serra neste final semana.
A novidade mais impactante na rotina é a liberação de apresentações em casas de shows, teatros e similares com ocupação de até 40% de assentos. Porém, segundo as novas normas, há necessidade de distanciamento mínimo de 4 metros entre artistas e público, sem uso da pista de dança. Também não está permitido consumir bebidas e comidas em pé ou circulando.
— Ainda tem restrições no caso da música que não pode ser alta e sem pista de dança. Mas já é um retorno para que os músicos possam voltar a trabalhar. O número de mesas de 40% também é baixo. Já é uma vitória, mas, agora, dependemos dos protocolos municipais e regionais. Então, a gente tem que ver como isso irá avançar — avalia o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho, Vicente Perini.
Para o sócio da Bier Haus, Rafael Losso, ainda há muitos pontos a serem esclarecidos nas novas determinações. Ele opina que são poucas mudanças práticas na rotina de quem frequentará os bares:
— Não ficou clara para mim a questão da música ao vivo e do horário (de entrada de clientes). Mas adianto que não ficou muito favorável para o setor de entretenimento noturno. Temos que aguardar as deliberações do nosso prefeito — diz Losso.