Mais um óbito em decorrência do coronavírus foi registrado na cidade de Gramado na manhã desta sexta-feira (11). A vítima era uma mulher de 83 anos, com comorbidades, que residia em um lar de idosos privado com um surto da doença notificado na tarde desta quinta-feira (10). Internada desde 3 de setembro no Hospital São Miguel, ela havia sido transferida para a UTI na noite de quinta (10) e faleceu na madrugada.
É a terceira morte no lar de idosos com o surto. Segundo informações do Centro de Operações de Emergências (COE) e da Vigilância em Saúde Gramado, 65 pessoas haviam sido expostas ao vírus até a manhã desta sexta-feira no local: 20 delas, entre funcionários e idosos, testaram positivo para a doença, 34 têm exame em análise e três ainda não coletaram.
Até a publicação desta reportagem, a morte mais recente ainda não estava contabilizada nos números da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e, portanto, não constava na estatística nacional. A SES atualiza o boletim diariamente, mas pode levar alguns dias para cada vítima entrar na contagem, o que gera uma discrepância momentânea.
Gramado soma 912 casos de coronavírus até a manhã desta sexta-feira, dos quais 851 estão recuperados. No Nordeste gaúcho, 24.308 pessoas já foram diagnosticadas com covid-19, sendo 21.645 delas recuperadas. A região tem 407 mortos pela doença.