Está em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Carlos, de Farroupilha, a jovem Iaritsa Bortollini Prais Tavares, 18 anos, que sofreu um acidente em uma das atrações do Eco Parque, em Nova Roma do Sul no sábado (24). O equipamento teria tido um problema mecânico. A prima de Iaritsa, Eduarda Dagheti, 17, estava junto no momento do acidente. Ela foi transferida para o hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, mas liberada ainda no domingo (25).
De acordo com informações de um familiar dela, Ailton dos Santos, 41, Iaritsa, hospitalizada desde sábado, passou mal e precisou fazer uma cirurgia de emergência na madrugada de domingo (25). A jovem, segundo Santos, também passou por uma tomografia da cabeça e da coluna na tarde desta segunda-feira (26). Ela está sedada e respirando com ajuda de aparelhos:
— A gente não tem muitas informações técnicas, mas parece que ela teve uma embolia gordurosa, o que complicou um pouco a situação.
Santos conta que, no momento do acidente, a equipe do parque agiu rapidamente, imobilizando e colocando as jovens em macas. Em questão de minutos, a ambulância encaminhou as vítimas para o primeiro atendimento. Ele estava com ela e um grupo, vindo de Porto Alegre, em uma excursão no local.
A prima de Iaritsa, que estava junto com ela na hora do acidente, está em casa, segundo Santos. No entanto, está usando um colete de proteção para a coluna:
— Graças a Deus elas não caíram no chão. Os cabos de segurança não deixaram e elas ficaram suspensas pelo que parece. Mas o baque foi o que acarretou as fraturas. Se elas tivessem caído no chão, não estariam mais aqui. Elas poderiam não estar mais aqui.