A chuva de granizo que atingiu algumas cidades da Serra na madrugada desta quarta-feira provocou estragos em moradias de Cotiporã e trouxe prejuízos também para a agricultura do município. Em Nova Pádua, a preocupação é com a produção de frutas em pelo menos 150 propriedades. A precipitação ocorreu por volta de 3h e durou cerca de três minutos.
Em Nova Pádua, o granizo afetou entre 150 e 200 propriedades que trabalham na produção de frutas, como pêssego, ameixa e maçã, além de alho e cebola. Conforme o prefeito Ronaldo Boniatti, em algumas lavouras houve perda total da produção, uma vez que as frutas estavam em processo de crescimento. Os estragos maiores se concentram no Travessão Mutzel, na região de Belvedere Sonda.
O levantamento dos prejuízos ainda está sendo feito pela prefeitura, mas o chefe do Executivo afirma que boa parte dos agricultores possui seguro contra situações climáticas.
Já a prefeitura de Cotiporã informa que, estragos maiores, com a necessidade de troca de telhado, foram registrados em pelo menos três moradias. Não há informações, no entanto, de quantas casas foram atingidas no total, pois alguns moradores não chegam a solicitar ajuda da administração municipal. O fornecimento de água e luz estão normalizados.
Há relatos também de estragos em parreirais no Centro e nas comunidades de Nossa Senhora do Pedancino, Santa Cruz e São Valentin.