A Campanha do Agasalho 2018 iniciou na manhã deste sábado em Caxias do Sul. E bem a tempo: a temperatura caiu neste fim de semana na cidade. Enquanto as primeiras peças de roupa doadas eram recolhidas na Praça Dante Alighieri, a temperatura no local marcava 12ºC, abaixo do que vinha sido registrado até aqui no ano.
Leia mais
Com meta de arrecadar 200 mil peças, Campanha do Agasalho começa no sábado em Caxias
Fim de semana de temperaturas baixas em Caxias do Sul
Está na hora de começar a retirar as roupas de inverno armário. Que tal aproveitar e doar algumas que você não usa mais? A ação de lançamento da campanha segue até as 18h. Voluntários da Fundação Caxias, do exército e de grupos de bandeirantes estão no local recolhendo as doações.
A organização da campanha estima que 3 mil peças já foram arrecadadas durante as primeiras horas de ação. A meta deste ano é distribuir 200 mil roupas até o dia 23 de junho.
Conforme o coordenador da Fundação Caxias, Valter Franzosi, há sempre necessidade maior de roupas infantis, mas qualquer agasalho é bem vindo. As doações são encaminhadas para cerca de 100 entidades cadastradas na fundação.
São 800 postos de arrecadação espalhados por Caxias, então, segundo Franzosi, não há desculpa para não participar.
— A campanha já é tão tradicional que virou habito das pessoas nesta época fazer a doação. E seguimos porque sabemos que tem muita gente que precisa. Tem postos de arrecadação nos ônibus, escolas, supermercados, lojas, até condomínios. Andar por aí e não encontrar uma caixa (de coleta) é difícil — declara.
Uma das primeiras pessoas a passar pelo ponto de coleta na Praça Dante nesta manhã foi o cirurgião-dentista Charles Spinelli, 58, que durante todo o ano guarda peças mais velhas para encaminhar à campanha.
— Participo todo ano. É o mínimo que a gente pode fazer. Alguém com certeza vai usar isso — defende.
As peças doadas passarão por triagem e começarão a ser distribuídas na quarta-feira. A partir daí, entidades devem receber roupas diariamente até o fim da campanha.
DICAS PARA DOAR
:: Doe peças em boas condições (que não estejam descosturadas ou rasgadas) e, de preferência, limpas. Separe roupas masculinas, femininas, infantis e peças intimas em sacolas diferentes.
:: Em todos os anos, há maior dificuldade na arrecadação de roupas infantis.
:: Ao doar calçados, prenda um pé no outro para que os pares não se separem. Se forem sem cadarço, prenda com uma borrachinha.
:: Mais informações: pelo telefone (54) 3223-0528 ou (54) 3225-3782.