Estudantes da Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul, concorrem a um importante prêmio de tecnologia na Califórnia (EUA). A equipe de robótica Tecnoway ficou entre os quatro grupos indicados no Brasil para disputar o Prêmio Internacional Global Inovation.
O concurso engloba quase 200 equipes de todo o mundo. Desse total, serão selecionadas as 20 melhores para participar da cerimônia de premiação na Califórnia. A melhor solução inovadora mundial ganhará US$ 20 mil. O segundo e terceiro lugares ganham US$ 5 mil cada.
A Tecnoway participou das competições do Torneio Nacional de Robótica em Curitiba (PR), no último final de semana. O evento propõe que estudantes resolvam desafios por meio da construção e programação de robôs feitos com peças de Lego. Neste ano, os participantes deviam encontrar soluções para problemas relacionados à água.
Segundo a técnica da equipe, Alexandra Colvara, o projeto de pesquisa dos alunos caxienses chamou a atenção pela aplicabilidade, ao revelar que uma máquina de lavar com a capacidade de oito quilos consome mais água que um chuveiro residencial.
Como solução, foi apresentada a criação da "clean wash", equipamento que, acoplado à máquina de lavar roupa, filtra a água utilizada e a guarda em um recipiente para ser enviada ao eletrodoméstico novamente na próxima lavagem, economizando água.
O grupo foi o único do Rio Grande do Sul que se destacou, ficando em segundo lugar no aspecto "soluções inovadoras", na categoria pesquisa. Ao lado de outras três equipes do país, a Tecnoway deve enviar o projeto de pesquisa para o Global Inovation até o final do mês de março.
No total, 83 equipes de escolas públicas e particulares de vários estados participaram da competição nacional, que foi organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).
Integrantes da equipe caxiense:
Augusto Nizzola Pioner, Bruno Nunes Silva, Eduarda Gabriela Menegotto, Mateus Miguel Tomaz, Natan Bratz Pescador, Pedro Oliveira da Cruz, Stefani Duarte da Silva e Lucas Michaelsen