As novas armas a Guarda Municipal de Caxias do Sul devem ser entregues no mês de abril. O contrato é para a aquisição de 50 pistolas calibre 380. Atualmente, a Guarda conta com 29 armas. Dos cerca de 180 servidores, 136 estão aptos a andarem armados.
O contrato com a empresa Taurus, que fornecerá o armamento, foi assinado no final de dezembro. Conforme o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias, Clovis Juvenal Pacheco, os documentos referentes à aquisição estão sendo analisados pelo Exército, responsável por fiscalizar a compra de armamentos no Brasil. Depois da liberação do Exército, a empresa poderá entregar as armas. Assim, segundo o secretário, a previsão de entrega é para o mês de abril.
Além da compra das armas, a prefeitura abriu licitação para contratar uma empresa para prestação de serviços de avaliação psicológica e emissão de laudos para os integrantes da Guarda. Essas avaliações é um dos pré-requisitos para portar armas. A licitação não teve interessados. Conforme o secretário, ainda está em análise como será feita a contratação. Porém, como são mais de 130 aptos a andarem armados, mesmo que a contratação da empresa para a avaliação psicológica demore mais que o previsto, não há possibilidade de impedir o uso do armamento.