O secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, anunciou que, em janeiro, será feita licitação para aquisição de 10 mil tornozeleiras eletrônicas. O comunicado ocorreu durante o encontro com uma comitiva de Caxias do Sul no Palácio Piratini na tarde desta quarta-feira. O secretário, no entanto, não revelou detalhes de quando os equipamentos serão instalados.
O tema foi um pedido da juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC), Milene Rodrigues Fróes Dal Bó, que lembrou que Caxias do Sul possui mais de 300 apenados em prisão domiciliar aguardando pelo equipamento. O secretário Schirmer, então, respondeu que a licitação deverá solucionar a situação no município.
Leia mais:
Com albergue interditado, 322 apenados aguardam tornozeleiras eletrônicas em Caxias
Em busca de soluções para a segurança em Caxias, comitiva tem reunião com secretários estaduais
O secretário também revelou a intenção de enviar uma turma de, pelo menos, 150 novos policiais militares para realizarem a etapa prática do seu curso de formação em Caxias do Sul. Eles fazem parte do concurso que foi aberto em outubro com 4,1 mil vagas para soldado da Brigada Militar. O reforço é previsto para abril de 2018.
Outro assunto abordado foi a adequação dos pavilhões e salas de aulas da Penitenciária Estadual na localidade do Apanhador. O projeto está sendo elaborado pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e será apresentado na próxima semana. Schirmer ressaltou o interesse da Secretaria em melhorar as condições das penitenciárias do Estado.
— Aprimorar as salas de aula das prisões e oportunizar que o apenado estude é um grande passo para a diminuição dos índices de reincidência e criminalidade. A iniciativa é importante e tem todo o apoio do Governo do Estado.
"O secretário Schirmer reconheceu o nosso interesse"
O encontro no Palácio Piratini foi organizado pela Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O objetivo da comitiva era oferecer ajuda na construção das soluções para a segurança pública e levar sugestões ao governo do Estado. A vereadora Paula Ióris (PSDB), presidente da Comissão, afirmou que o encontro atingiu as expectativas do grupo..
— Ficamos satisfeitos que o secretário Schirmer reconheceu o nosso interesse e elogiou a participação do grupo que representa a comunidade de Caxias. Saímos animados e com bastante trabalho para todos. Estamos no caminho certo. União e integração são nossas palavras de ordem — resume.
Também integravam a comitiva caxiense o juiz da 3ª Vara Criminal, Rudolf Carlos Reitz, o delegado regional Paulo Roberto Rosa da Silva, o procurador do Estado Rafael Orozco, o presidente do Conselho da Comunidade, Jean Carbonera, o representante do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) Valdemor Trentin, e o vereador Paulo Périco (PMDB). Pelo Estado, além do secretário Schirmer, participaram do encontro o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Burigo, o secretário adjunto da pasta, coronel Everton Oltramari, o diretor de Engenharia Prisional da Superintendências dos Serviços Penitenciários (Susepe), Alexandre Miccol, e o diretor adjunto do Departamento de Perícias no Interior, Andrei Portinho.